O desejo de modernização das bibliotecas universitárias pelos nativos digitais: tendência ou modismo?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorZaninelli, Thais-
Autor(es): dc.creatorReis, Sandra Gomes de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMoura, Ana Luise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25422-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662265-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to present the result of a pilot study carried out with academics, users of academic libraries, known in the literature as digital natives, for being born between 1980 and 1995. An important characteristic of this generation is that they were born in the world of the web or cyberconnected and they do not know any other way to carry out their activities and to relate other than through connection. Thus, academic libraries need to develop new products and services, innovate, aiming to meet the new demands of this digital user. To this end, 57 undergraduate students from several courses at a state university in northern Paraná were interviewed to see if the longing for innovation of these users is a real need - a trend - or if it is a fad. As a result of the analysis of the information, on the one hand, it is possible to identify some new needs and desires of digital natives with regard to the information products and services offered by university libraries and, on the other hand, a tendency of these units to invest in innovation.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como finalidade apresentar o resultado de um estudo piloto realizado com acadêmicos, usuários das bibliotecas universitárias, conhecidos na literatura como nativos digitais, por nascerem entre 1995 e 2010. Uma característica importante dessa geração é que já nasceram no mundo da web ou ciberconectados e não conhecem outra forma de realizar suas atividades e de se relacionarem que não seja por meio da conexão. Dessa forma, as bibliotecas universitárias precisam desenvolver novos produtos e serviços, inovar, objetivando atender às novas demandas desse usuário digital. Para tanto, foram entrevistados 57 estudantes de graduação de diversos cursos de uma universidade estadual do norte do Paraná, para verificar se o anseio por inovação desses usuários é uma necessidade real - tendência - ou se é modismo. Como resultado da análise das informações, por um lado, se consegue identificar algumas novas necessidades e desejos dos nativos digitais no que tange aos produtos e serviços informacionais oferecidos pelas bibliotecas universitárias e, por outro lado, já se percebe uma tendência dessas unidades em investir em inovação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Relação: dc.relationRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação-
Relação: dc.relationhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1475-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas universitárias-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de informação-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectGeração Z-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic libraries-
Palavras-chave: dc.subjectInformation services-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological innovations-
Palavras-chave: dc.subjectGeneration Z-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO-
Título: dc.titleO desejo de modernização das bibliotecas universitárias pelos nativos digitais: tendência ou modismo?-
Título: dc.titleThe desire for modernization of academic libraries by digital natives: trend or fad?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.