Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Cristina Scoton Ortiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:51:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:51:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21743 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662263 | - |
Descrição: dc.description | It is well known that experimentation is of paramount importance in all areas, in all modes of teaching and learning at all levels, but unfortunately not all educators, have this commitment during their classes, more specifically in science class. Taking into account such realization arose the interest in the theme proposed in the present work, which had as its theme "the experimentation in science education in the search for a meaningful learning: Possibilities and limitations", which sought to contribute with educators in General, since it will show the importance of the same use of experiences in their day-to-day work so that learners understand the science content in meaningful ways. Aimed to analyze the general importance of trial for teaching science, highlighting the possibilities and the limits found for the development of this practice, and to achieve this objective, in the course of the text sought to report a brief history of the teaching of Sciences, describe the importance of experimentation in General, report the importance of the educator in the teaching and learning process, presenting data related to learning through experimentation as well as expose situations that demonstrate the use of learning experiences. The methodology used for the development of the work was by means of bibliographical research and quantitative, and for such diverse readings was used in books, magazines, internet, periodicals, among other sources of information. It was also verified a learning situation in a classroom of fifth grade of elementary school to a school in the public schools of the municipality of Siqueira Campos/PR. The results showed that teachers agree on the importance of conducting experiments, and who perform whenever they can. | - |
Descrição: dc.description | É sabido que a experimentação é de suma importância em todas as áreas, em todas as modalidades de ensino e em todos os níveis de aprendizagem, mas infelizmente nem todos os educadores, têm esse comprometimento durante as suas aulas, mais especificamente nas aulas de Ciências. Levando em consideração tal constatação surgiu o interesse pelo tema proposto no presente trabalho, o qual teve como temática “A experimentação no Ensino de Ciências na busca de uma aprendizagem significativa: Possibilidades e Limites”, que procurou contribuir com os educadores de forma geral, uma vez que mostrará a importância dos mesmos utilizarem-se de experiências no seu dia-a-dia de trabalho para que os educandos compreendam o conteúdo de Ciências de maneira significativa. Teve como objetivo geral analisar a importância da experimentação para o ensino de Ciências, destacando as possibilidades e os limites encontrados para o desenvolvimento dessa prática, e para alcançar tal objetivo, no decorrer do texto procurou-se relatar um breve histórico do ensino de Ciências, descrever sobre a importância da experimentação de maneira geral, relatar a importância do educador no processo de ensino e aprendizagem, apresentar dados referentes a aprendizagem através da experimentação bem como expor situações que demonstrassem aprendizagem com a utilização de experiências. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi mediante Pesquisa Bibliográfica e quantitativa, e para tal utilizou-se de leituras diversificadas em livros, revistas, internet, periódicos, entre outras fontes de informação. Também foi verificada uma situação de aprendizagem numa sala de aula do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pertencente a rede pública de ensino do município de Siqueira Campos/PR. Os resultados mostraram que os professores concordam com a importância da realização de experimentação, e que as realizam sempre que podem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | A experimentação no ensino de ciências na busca de uma aprendizagem significativa: possibilidades e limites | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: