Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ottobelli, Ivonei | - |
Autor(es): dc.contributor | Ottobelli, Ivonei | - |
Autor(es): dc.contributor | Ottobelli, Ivonei | - |
Autor(es): dc.contributor | Ottobelli, Ivonei | - |
Autor(es): dc.creator | Rigo, Daniela Cristiane de Fávere | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:51:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:51:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22077 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662253 | - |
Descrição: dc.description | Brazil has gone through many changes, also changing the way of eating. Our diet should be as healthy as possible, however we know that this rarely occurs. Food currently eaten are considered of low nutritional value, being dangerous for children who are in kindergarten. The school unit must ensure that the supply of these children to be as healthy as possible and the family must continue this work. Therefore, the dyad, school and family must be in line. But that's not what we observe. The family hopes and delegates actions of teachers who say they do not fit them such tasks. Teachers, in turn, place in parents expectations they do not want or do not know how to comply. And among the discussions, students are that somehow end up losing because when family and school seek joint actions, income and student learning, is much better. Therefore, this study aimed to identify eating habits of the household of the school unit in an attempt to improve the nutritional quality and establish a partnership between family and school. To this end, the school must provide openings promoting various events to bring the community and the family and on the other hand families need to integrate and be aware of school routine of their children. Thus, family and school, has a duty to work together, assist and encourage in children a healthy eating behavior, always seeking a balance to improve the quality of life, both present and future. | - |
Descrição: dc.description | O Brasil passou por inúmeras transformações, modificando também a forma de alimentar-se. Nossa alimentação deveria ser o mais saudável possível, entretanto sabemos que isso dificilmente ocorre. Os alimentos ingeridos atualmente são considerados de baixa qualidade nutricional, sendo perigosos para as crianças que se encontram na educação infantil. A unidade escolar deve garantir que a alimentação dessas crianças seja a mais saudável possível e a família deve dar continuidade a esse trabalho. Para tanto, a díade, escola e família devem estar em sintonia. Mas, não é isso que observamos. A família espera e delega ações dos professores que dizem não caber a eles tais tarefas. Professores, por sua vez, depositam nos pais expectativas que eles não querem ou não sabem, como cumprir. E, entre as discussões, ficam os alunos que, de certa forma acabam perdendo, pois quando família e escola buscam ações conjuntas, o rendimento e aprendizado do educando, é muito melhor. Portanto, o presente trabalho objetivou identificar hábitos alimentares do núcleo familiar da unidade escolar, na tentativa de melhorar a qualidade nutricional e estabelecer uma parceria entre família e escola. Para tanto, a escola deve proporcionar aberturas promovendo diversos eventos para aproximar a comunidade e a família e em contrapartida as famílias necessitam se integrar, e ficar atentos a rotina escolar dos seus filhos. Assim, família e escola, tem o dever de trabalhar juntos, auxiliar e incentivar nas crianças um comportamento alimentar saudável, visando sempre um equilíbrio para a melhoria da qualidade de vida, tanto presente como futuro. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Participação dos pais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábitos de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Parent participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A alimentação saudável na educação infantil como meio de aproximar escola e família | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: