Monitor de desempenho de golpes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPichorim, Sérgio Francisco-
Autor(es): dc.contributorFaria, Rubens Alexandre de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Valeria Catherine Zavadzki-
Autor(es): dc.creatorHirozawa, Vitor Kazuo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8508-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662233-
Descrição: dc.descriptionCombat sports are competitive sports where two fighters fight against each other abiding by certain rules of engagement. Boxing and mixed martial are the most popular and fastest growing combat sports and have become a major source of entertainment for fans and the general public. The training of martial arts fighters using punching bags is one of the simplest ways to apply and refine strokes, as punches and kicks. We notice, however, that the athlete has no quantitative response regarding your perfomance. In order to provide to fighters, information about their performance, this work aims to develop a system capable of monitoring fighter’s punches, so quantify the intensity of the blows in a workout, presenting to users a monitoring application that reports their performance. This system will have a sensor board in which an accelerometer will serve to capture the accelerations of punches from the fighter. The sensor board is adapted to the punching bag and contains a microcontroller that must acquire acceleration signals from the sensor, filter the signal, process it in order to obtain useful information about the coup, as a force, and send it in the form of package data through a bluetooth low energy wireless communication to a smartphone, which will contain an application. Through this application the fighters will be able to view the performance of their training. As results, we noticed that there are variations of sensor response according to the mass of the punching bag. Then, we develop statistical relationships that give us support for the correct calculation of force. So, this work brings a totally new system with a great background for further research on the theme.-
Descrição: dc.descriptionEsportes de combate são esportes de contato competitivos, em que dois lutadores lutam um contra o outro respeitando certas regras de combate. Boxe e MMA são os mais populares e de crescimento mais rápido entre esses esportes. Tornaram-se uma importante fonte de entretenimento para os fãs e o público em geral. O treinamento dos lutadores de artes marciais utilizando sacos de pancada é uma das formas mais simples de aplicar e aperfeiçoar golpes, como socos e chutes. Nota-se, entretanto, que o atleta não tem nenhuma resposta quantitativa a respeito de sua perfomance. Com o intuito de fornecer ao lutador informações sobre o seu desempenho, o objetivo desse trabalho é desenvolver um sistema capaz de monitorar golpes de lutadores, de forma a quantificar a intensidade dos golpes em um treino, apresentando ao usuário do aplicativo de monitoramento um relatório de seu desempenho. Esse sistema possui um dispositivo sensor (62x39x17mm), no qual um acelerômetro tem a função de capturar as acelerações de golpes provenientes do lutador. Ele é fixado no saco de pancadas e contém um microcontrolador que faz a aquisição dos sinais de aceleração do sensor, processa-os de forma a obter informações úteis a respeito do golpe, como força, e envia na forma de pacote de dados, através de uma comunicação sem fio, Bluetooth Low Energy, para um smartphone, que conterá um aplicativo. Através desse aplicativo o lutador será capaz de visualizar o desempenho de seu treinamento. Como resultados, percebeu-se que há variações de resposta do sensor de acordo com a massa do saco de boxe. Assim, mostram-se relações estatísticas que dão o suporte para o correto cálculo de força. Com isso, o trabalho traz um sistema inédito com grandes perspectivas de aperfeiçoamento para futuras pesquisas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Eletrônica-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia bluetooth-
Palavras-chave: dc.subjectInterface de programas aplicativos (Software)-
Palavras-chave: dc.subjectiOS (Recurso eletrônico)-
Palavras-chave: dc.subjectLuta (Esporte) - Treinamento-
Palavras-chave: dc.subjectBluetooth technology-
Palavras-chave: dc.subjectApplication Program Interfaces (Computer software)-
Palavras-chave: dc.subjectiOS (Electronic resource)-
Palavras-chave: dc.subjectWrestling - Training-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Eletrônica-
Título: dc.titleMonitor de desempenho de golpes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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