Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
Autor(es): dc.creator | Leonardo, Brucy Fraga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:51:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:51:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13239 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662218 | - |
Descrição: dc.description | The challenges of the teaching profession require several new skills needed to achieve success in the teacher's work. The educational policies aim to ensure that the students has access to quality basic education, and the new proposals of the National Curriculum Guidelines for Higher Education, DCNEM (2013), emphasize that teaching must present contextualization, aiming to effect the studied phenomena. One can not approach in his classes a classic methodology of teaching in which the transmission of knowledge prevails, without the need to question the students, to raise hypotheses, to make the student protagonist in the construction of scientific knowledge. The current training of teachers aims to break the traditional barriers of education, proposing new theories of learning and rewriting the various necessary skills that the teacher needs to acquire for his professional development. The work consists in the elaboration and application of a didactic material, whose didactic sequence, involves the consumption of fossil fuels and the new perspectives of the use of renewable fuels, developed in ten sequential classes. The results demonstrated the students' pre-disposition regarding the new methodological approaches, as well, as the progress in the construction of scientific knowledge itself. | - |
Descrição: dc.description | Os desafios da profissão professor exigem diversas novas habilidades necessárias para alcançar o êxito no trabalho do docente. As políticas educacionais destinam a escola o deve de assegurar o indivíduo a educação básica de qualidade, as novas propostas das Diretrizes Curriculares Nacional do Ensino Médio, DCNEM (2013) enfatiza que o ensino deve apresentar contextualização, objetivando efetivar os fenômenos estudados. Não se deve aceder a uma abordagem engessada em que prevalece à transmissão do conhecimento, sem a necessidade de questionar os alunos, levantar hipóteses, torna o alunado protagonista na construção do conhecimento cientifico. A atual formação de docente objetiva romper barreiras do ensino tradicional, propondo novas teorias de aprendizagem e reescrevendo as diversas habilidades necessárias que o professor precisa adquirir para o seu aperfeiçoamento profissional docente. O trabalho consiste no desenvolvimento de um material didático e na aplicação de uma sequencia didática, envolvendo o consumo de combustíveis fósseis e as novas perspectivas do uso de combustíveis renováveis, desenvolvida em dez aulas sequenciais. Os resultados demonstraram a pré-disposição dos estudantes em relação às novas abordagens metodológicas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biocombustíveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biomass energy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Ensino de química: elaboração e implementação de um material didático para funções hidrocarbonetos e álcoois | - |
Título: dc.title | Chemistry teaching: elaboration and implementation of a didactic material for hydrocarbons and alcohols functions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: