O que nos contam as representações de pintos na escola? Compreendendo a gerência de corpos dóceis pelo biopoder e os corpos des-viados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPricinotto, Gustavo-
Autor(es): dc.contributorCrespan, Estela dos Reis-
Autor(es): dc.contributorSantos, Juliano Lopes Soares dos-
Autor(es): dc.contributorPricinotto, Gustavo-
Autor(es): dc.creatorLopes, Leandro Cajuela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6118-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662210-
Descrição: dc.descriptionWhat is the School institution, what are its purposes and how do the LGBTQ+ subjects reexist in the school context? What are the survival strategies developed at this locus? This work, together with the perspective of the theories of philosopher Michel Foucault and of Cultural Studies, seeks to understand how the LGBTQ+ community is present within the school. This takes into account all the discourses and documents that guide and support the construction of education, as well as the diverse socio-political contexts in which these practices take place. In a first moment the relation between the Cultural Studies and the Education is explained, as it is dialogued like Michel Foucault and the devices seemed us useful for this work. We also discussed how curriculum is a tool of control over bodies and how this is a place of control, but it is also an inventive and resilient place. We begin the results by understanding how Gender and Sexual Diversity exist in different social contexts and policies, and then look at how the sexuality device and the security device are present in schools. We successfully articulate in this work how representations of chicks in schools allow a deep connection between the creation of homosexuality and our daily practice. Concomitantly with the process of identifying how violence arises for the lives of these subjects, we are able to test possible ways to overcome this violence. We finish this work by presenting how Cultural Studies and Foucaltian theorizations can be dialogued to understand the discussion of diversity in the educational sphere, which reflects in every society.-
Descrição: dc.descriptionO que é a instituição Escola, quais as suas finalidades e como os sujeitos LGBTQ+ (re)existem no contexto escolar? Quais são as estratégias de sobrevivência desenvolvidas nesse lócus? Este trabalho, aliado à perspectiva das teorizações do filósofo Michel Foucault e dos Estudos Culturais, busca compreender como a comunidade LGBTQ+ se faz presente dentro da escola. Isso levando-se em consideração todos os discursos e documentos que norteiam e oferecem suporte para a construção da educação, bem como os diversificados contextos sócio-políticos nas quais essas práticas acontecem. Num primeiro momento é explanado a relação entre os Estudos Culturais e a Educação, assim como é dialogado como Michel Foucault e os dispositivos nos pareceram úteis para este trabalho. Discutimos também sobre como o currículo é uma ferramenta de controle sobre os corpos e como este é local de controle, mas também é local inventivo e de resistência. Começamos os resultados compreendendo como a Diversidade de Gênero e Sexual existem em diferentes contextos e políticas socais, para depois observamos como o dispositivo da sexualidade e o dispositivo da segurança se fazem presente nas escolas. Com êxito, articulamos neste trabalho como representações de pintos nas escolas permitem uma profunda conexão entre a criação da homossexualidade e nossa prática cotidiana. Concomitantemente ao processo de identificarmos como surge a violência para com a vida desses sujeitos, somos capazes de ensaiar possíveis maneiras de superar essa violência. Finalizamos este trabalho apresentando como os Estudos Culturais e as teorizações foucaltianas podem ser dialogadas para compreendermos a discussão de diversidade no âmbito educacional, que reflete em toda sociedade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Química-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCultura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCulture - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSchool environment-
Palavras-chave: dc.subjectDiscrimination in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO que nos contam as representações de pintos na escola? Compreendendo a gerência de corpos dóceis pelo biopoder e os corpos des-viados-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.