A utilização de aplicativos para smartphones como laboratório móvel no ensino de física na visão de professores da rede pública estadual de São Paulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSobjak, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorSobjak, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorDe Marco, Marilete Terezinha-
Autor(es): dc.creatorSantos, Reginaldo Tadeu dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25847-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662189-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the use of smartphones as a mobile laboratory, and for that purpose it sought to evaluate the perception of High School teachers of Physics from the state school system in the state of São Paulo in relation to the use of mobile devices as a pedagogical resource. Through objective questions it was possible to verify the importance of experimental activities in the teaching of Physics in the view of these teachers, to evaluate the educational perspectives of Physics teaching through the use of smartphones as mobile laboratories, to verify whether teachers recognize the importance of using these devices as a pedagogical resource, in addition to identifying what are the greatest difficulties in the usage of these devices inside the classroom and proposing some suggestions for the insertion of mobile technologies in the school environment.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a utilização de smartphones como laboratório móvel e para isso buscou avaliar a percepção de professores de Física do Ensino Médio da rede estadual de ensino do estado de São Paulo em relação à utilização de aparelhos móveis como recurso pedagógico. Por meio de questões objetivas foi possível verificar a importância de atividades experimentais no ensino de Física na visão desses professores, avaliar as perspectivas educacionais do ensino de Física a partir da utilização de smartphones como laboratórios móveis, verificar se os professores reconhecem a importância do uso desses aparelhos como recurso pedagógico, além de identificar quais são as maiores dificuldades para a utilização desses aparelhos em sala de aula e propor algumas sugestões para a inserção de tecnologias móveis no ambiente escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos móveis-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectMobile apps-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleA utilização de aplicativos para smartphones como laboratório móvel no ensino de física na visão de professores da rede pública estadual de São Paulo-
Título: dc.titleThe use of smartphones applications as a mobile laboratory in the teaching of physics in the view of teachers from the state public network of São Paulo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.