Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | De Marco, Marilete Terezinha | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Reginaldo Tadeu dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:51:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:51:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25847 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662189 | - |
Descrição: dc.description | This work had as its theme the use of smartphones as a mobile laboratory, and for that purpose it sought to evaluate the perception of High School teachers of Physics from the state school system in the state of São Paulo in relation to the use of mobile devices as a pedagogical resource. Through objective questions it was possible to verify the importance of experimental activities in the teaching of Physics in the view of these teachers, to evaluate the educational perspectives of Physics teaching through the use of smartphones as mobile laboratories, to verify whether teachers recognize the importance of using these devices as a pedagogical resource, in addition to identifying what are the greatest difficulties in the usage of these devices inside the classroom and proposing some suggestions for the insertion of mobile technologies in the school environment. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a utilização de smartphones como laboratório móvel e para isso buscou avaliar a percepção de professores de Física do Ensino Médio da rede estadual de ensino do estado de São Paulo em relação à utilização de aparelhos móveis como recurso pedagógico. Por meio de questões objetivas foi possível verificar a importância de atividades experimentais no ensino de Física na visão desses professores, avaliar as perspectivas educacionais do ensino de Física a partir da utilização de smartphones como laboratórios móveis, verificar se os professores reconhecem a importância do uso desses aparelhos como recurso pedagógico, além de identificar quais são as maiores dificuldades para a utilização desses aparelhos em sala de aula e propor algumas sugestões para a inserção de tecnologias móveis no ambiente escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | A utilização de aplicativos para smartphones como laboratório móvel no ensino de física na visão de professores da rede pública estadual de São Paulo | - |
Título: dc.title | The use of smartphones applications as a mobile laboratory in the teaching of physics in the view of teachers from the state public network of São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: