Dimensionamento do coletor de admissão de geometria variável para um motor de ciclo Otto aplicado ao protótipo de eficiência energética da equipe Pato a Jato

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartinelli Junior, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.contributorOstapiv, Fabiano-
Autor(es): dc.contributorAdamczuk, Paulo Cezar-
Autor(es): dc.contributorMartinelli Junior, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.creatorDe Carli, Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24937-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662081-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the study for the sizing of the variable length intake manifold for the energy efficiency prototype of Universidade Tecnológica Federal do Paraná located in Pato Branco, focusing on increasing the volumetric and energy efficiency of the engine by harnessing the accumulated kinetic energy in the fluid present in the intake manifold after closing the in take valve. Through concepts discussed and selection of equations that best fit the engine, the theoretical sizing was performed through computational interactions generating collector length values that are compatible with the engine speed and the speed of the fluid to be admitted, ensuring that the length is compatible with the frequency of the wave moving through the collector. In addition to the sizing, improvements are presented for air flow, atomization of the mixture and simulations that present improvements regarding the operation of the collector. Bringing in the end the collector dimensioned in a way that guarantees efficiency gains to the motor.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta o estudo para o dimensionamento do coletor de admissão de comprimento variável para o protótipo de eficiência energética da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco, com foco no aumento da eficiência volumétrica e energética do motor através do aproveitamento da energia cinética acumulada no fluido presente no coletor de admissão após o fechamento da válvula de admissão. Através de conceitos discutidos e seleção de equações que se adéquem da melhor forma ao motor, o dimensionamento teórico foi realizado através de interações computacionais gerando valores de comprimento do coletor que são compatíveis com a rotação do motor e a velocidade do fluido a ser admitido, garantindo que o comprimento seja compatível com a frequência da onda que se desloca pelo coletor. Como complemento junto ao dimensionamento são apresentadas melhorias para o fluxo de ar, atomização da mistura e simulações que apresentam melhorias referentes ao funcionamento do coletor. Trazendo ao final o coletor dimensionado de forma que garanta ganhos de eficiência ao motor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMotores-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmica dos fluidos-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectMotores - Rendimento-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de protótipos-
Palavras-chave: dc.subjectMotors-
Palavras-chave: dc.subjectFluid dynamics-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy consumption-
Palavras-chave: dc.subjectMotors - Yields-
Palavras-chave: dc.subjectPrototypes, Engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleDimensionamento do coletor de admissão de geometria variável para um motor de ciclo Otto aplicado ao protótipo de eficiência energética da equipe Pato a Jato-
Título: dc.titleVariable geometry intake manifold sizing for an Otto cycle engine applied to the Pato a Jato team energy efficiency prototype-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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