Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fracaro, Normelio Vitor | - |
Autor(es): dc.contributor | Fracaro, Normelio Vitor | - |
Autor(es): dc.contributor | Consoli, Osmar João | - |
Autor(es): dc.contributor | Larcher, José Valter Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Martini, Gracielli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:51:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:51:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14535 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662042 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to analyze qualitatively how accessibility standards are being met in public buildings in the city of Pato Branco - PR, considering the NBR 9050 and what the Statute of the Person With Disabilities of the state of Parana, sanctioned by the Governor by the Law 18,419/2015 says, which deals with guidelines in areas such as health, education, professional training, work, social assistance and accessibility, providing social and economic welfare to people with disabilities. In this scope, a literature review on the topic accessibility was developed, taking into account the criteria of NBR 9050: Accessibility to buildings, furniture, equipment and urban spaces (2004). After that, a real public places situation study was conducted in places as: FORUM, City Hall, Gymnasium, Health Unit, Central Square, Banco do Brasil and Caixa Economica Federal, Catholic Church and La Salle School of the city of Pato Branco - PR, seeking to make a picture of the current accessibility in construction. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo analisar qualitativamente como estão sendo cumpridas as normas de acessibilidade na construção civil de edificações públicas, no município de Pato Branco – PR, considerando o que rege a norma NBR 9050 e o que rege o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná, sancionado pelo Governador pela Lei 18.419/2015, o qual aborda diretrizes em áreas como saúde, educação, profissionalização, trabalho, assistência social e acessibilidade, que propiciam o bem-estar social e econômico das pessoas com deficiência. Com este objetivo, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre o tema acessibilidade, levando em consideração os critérios da NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos (2004). Após isso, foi realizado um estudo da real situação de locais públicos como: FÓRUM, Prefeitura Municipal, Ginásio de Esportes, Unidade de Saúde, Praça central, Banco do Brasil e Caixa Econômica, Igreja matriz Católica e Colégio La Salle do município de Pato Branco – PR. Buscando assim, fazer um retrato da atual acessibilidade na construção civil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios públicos com acesso livre aos deficientes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public buildings - Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | People with disabilities - Orientation and mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise da acessibilidade externa nas edificações públicas do município de Pato branco - Paraná: estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: