A coesão sequencial em textos dissertativos de alunos do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMesquita, Fabio Luís Fernandes-
Autor(es): dc.contributorMesquita, Fabio Luís Fernandes-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorCatelão, Evandro de Melo-
Autor(es): dc.creatorVasques, Patricia Vergara Emmerich-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662036-
Descrição: dc.descriptionThe manifestation of thought is registered through the text production. Because of this necessity, this study has arisen from high school students´texts (3rd year) from E.E. João Ranalho in São Bernardo do Campo. As a Portuguese and Literature teacher in a public school, I have noticed that sometimes students could debate a certain topic, but when they had to write their conclusions, many difficulties used to appear. Also, I have noticed that the coherence of these texts was damaged not only because of problems in understanding the topic, but also because of the misuse of certain cohesive elements. Among 100 compositions, I have selected 16 for this research. The choice of these samples were based on problems with sequential cohesion, the target of this research, because I have noticed that students have always demonstrated many doubts in the use of these elements. At the end, there are some considerations about the conclusions of this study, whose goal is to make teachers work in a more effective way with their students.-
Descrição: dc.descriptionA manifestação do pensamento é registrada através da produção textual. Diante dessa necessidade, o presente estudo surgiu da observação de textos dos alunos do Ensino Médio (3ª. série) da E.E João Ramalho em São Bernardo do Campo. Como professora de Língua Portuguesa na rede estadual de educação de São Paulo, percebia que muitas vezes os alunos até conseguiam debater um certo tema, mas quando tinham que colocar no papel suas ideias, várias dificuldades apareciam. Também percebi que a coerência desses textos ficava prejudicada não só por problemas de entendimento do tema, mas por usar de forma errada alguns elementos coesivos. De um universo de 100 redações lidas foram selecionadas 16 para análise. A escolha dessas amostras levou em conta os problemas de coesão sequencial, objeto de estudo dessa pesquisa, por ter percebido que eles sempre demonstraram muita dúvida no uso desses elementos. Ao final, chegou-se a algumas considerações sobre as conclusões desse estudo, cujo objetivo é fazer com os professores consigam trabalhar de forma mais efetiva com seus alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCoesão (Linguística)-
Palavras-chave: dc.subjectTextos - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectCohesion (Linguistics)-
Palavras-chave: dc.subjectTexts - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleA coesão sequencial em textos dissertativos de alunos do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.