Musicalizando o ensino de ciências: a paródia no processo ensino - aprendizagem por intermédio do google sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Zinara Marcet de-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Zinara Marcet de-
Autor(es): dc.contributorBoeno, Rosangela Maria-
Autor(es): dc.contributorLima, Daniela Macedo de-
Autor(es): dc.creatorVieira, Carla Gisele de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662035-
Descrição: dc.descriptionThis work had the theme of musical parodies as a motivation strategy in the teachinglearning process. Its objective was to verify how the use of such parodies, when elaborated by students of the 7th years, through the digital platform Google Classroom, can be a didactic resource that facilitates the appropriation of the contents in Science classes. The research was motivated by the perception that, often, students do not feel interested in trying to understand scientific concepts during classes with traditional methods, because they are associated with the memorization of abstract concepts that hinder the learning processes. Therefore, after working on the contents, the students were challenged to create musical parodies. The result shows us that it is necessary for teachers to seek differentiated and playful practices for their classes, favoring meaningful learning for students. The research also indicated that there was a positive contribution with the use of the digital platform and that music, in the form of parodies, can facilitate learning, realizing that this is a highly relevant resource in the assimilation of concepts and in Science Teaching.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática as paródias musicais como estratégia de motivação no processo de ensino aprendizagem. Seu objetivo consistiu em verificar como o uso de tais paródias, quando elaboradas pelos alunos dos 7º anos, por meio da plataforma digital Google Sala de Aula, pode ser um recurso didático facilitador da apropriação dos conteúdos nas aulas de Ciências. A pesquisa foi motivada pela percepção de que, muitas vezes, os alunos não se sentem interessados a buscar compreender os conceitos científicos durante as aulas com métodos tradicionais, em razão dos mesmos serem associados à memorização de conceitos abstratos que dificultam os processos de aprendizagens. Para tanto, após trabalharmos os conteúdos, os estudantes foram desafiados a criar paródias musicais. O resultado nos aponta que se faz necessário que os professores busquem práticas diferenciadas e lúdicas para suas aulas, favorecendo uma aprendizagem significativa aos educandos. A pesquisa também indicou que houve uma contribuição positiva com o uso da plataforma digital e que a música, em forma de paródias, pode facilitar o aprendizado, constatando que essa é um recurso de grande relevância na assimilação de conceitos e no Ensino de Ciências.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbrido-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBlended learning-
Palavras-chave: dc.subjectMusic-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleMusicalizando o ensino de ciências: a paródia no processo ensino - aprendizagem por intermédio do google sala de aula-
Título: dc.titleMaking science education musical: parody in the teaching - learning process through google classroom-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.