Uma visão docente na otimização da qualidade do ensino de ciências no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.creatorBueno, Eliana Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662032-
Descrição: dc.descriptionThis study analyze the thematic teaching practice across the importance of science education in nine primary schools in the city of Ibaiti-Pr. We prepared then a questionnaire containing seventeen objective questions for the collection of data from this survey, which 65 teachers participated. Presented a brief history of Sciences of education in Brazil, highlighted the importance of experimentation practices for the formulation and reformulation of concepts on certain subjects by students. It also addressed the importance of meaningful and not rote learning. Knowing that scientific literacy contributes significantly to the formation and development of attitudes, values and way of acting of individuals in relation to the environment in which it is inserted, it was found that by analyzing the results, all of the teachers surveyed recognize the importance of discipline, even without adequate preparation teachers seek to improve doing research and training courses to offer students a quality education. Thus it is believed that the teacher can be effective in addressing the Sciences of the content is not necessary to use new technologies for teaching with quality, just the educator be willing to instigate the curiosity of students with the resources we have available in the institutions.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática analisar a prática docente frente à importância do Ensino de Ciências em nove escolas de Ensino Fundamental do município de IbaitiPr. Elaborou-se, então, um questionário contendo dezessete questões objetivas para a coleta dos dados dessa pesquisa, o qual 65 docentes participaram. Apresentou-se um breve histórico do ensino de Ciências no Brasil, destacou-se a importância das práticas de experimentação para a formulação e reformulação de conceitos sobre determinados assuntos pelos educandos. Abordou-se também a importância da aprendizagem significativa e não mecânica. Sabendo-se que a alfabetização científica contribui de modo significativo para a formação e desenvolvimento de atitudes, valores e modo de agir dos indivíduos em relação ao meio em que está inserido, verificou-se que através da análise dos resultados, que todos dos docentes entrevistados reconhecem a importância da disciplina, mesmo sem preparação adequada os docentes procuram se aperfeiçoar fazendo pesquisas e cursos de capacitação para oferecer aos alunos um ensino de qualidade. Desta maneira acredita-se que o educador pode ser eficiente ao abordar os conteúdos de Ciências não sendo necessário o uso de novas tecnologias para ensinar com qualidade, basta o educador estar disposto a instigar a curiosidade dos alunos com os recursos que tem disponível nas instituições.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem experimental-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental learning-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleUma visão docente na otimização da qualidade do ensino de ciências no ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.