Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s): uma contribuição bibliométrica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Elias Lira dos-
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Elias Lira dos-
Autor(es): dc.contributorBocardi, Juliane Maria Bergamin-
Autor(es): dc.contributorHeep, Graciela Leila-
Autor(es): dc.creatorMoura, Aldo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26251-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662007-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the Information and Communication Technologies, (ICT’s). Starting with the general conceptualization of the theme, to finally show how it relates to education, thus justifying the importance of its use. Based on the understanding of what education is mediated by technologies, the work sought to associate the Information and Communication Technologies with the phenomenological character, proposing a more significant learning in order to awaken in the student a process of knowledge construction that is more suited to their reality. As it is a work of bibliometric prospecting, it is still concerned with defining the method as well as what are the applications and expected results of it. In this process of bibliometric prospecting, two results were obtained: a quantitative one that presents the numbers of academic production in the investigated theme and a semi­qualitative one that resulted in a portfolio of articles and publications that discuss the theme and / or present ways and results of using it. such technologies in science teaching and more specifically in physics, also exploring some specific software for modeling physics.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática as Tecnologias da Informação e Comunicação, (TIC’s). Iniciando pelos conceitos gerais do tema, para por fim mostrar como se dá a sua relação com a educação apontando, assim, a importância do seu uso. A partir do entendimento do que é a educação mediada por tecnologias, o trabalho buscou associar com o caráter fenomenológico as Tecnologias da Informação e Comunicação propondo um aprendizado mais significativo de modo a despertar no aluno um processo de construção do conhecimento que tenha mais adequação a sua realidade. Por se tratar de um trabalho de prospecção bibliométrica o mesmo se ocupa ainda em definir o método bem como quais são as aplicações e resultados esperados do mesmo. Neste processo de prospecção bibliométrica foram obtidos dois resultados: um quantitativo que apresenta os números da produção acadêmica no tema investigado e outro semi­qualitativo que resultou em um portifólio de artigos e publicações que discutem o tema e/ou apresentam maneiras e resultados de se utilizarem tais tecnologias no ensino de Ciências e mais especificamente de Física, explorando ainda alguns softwares específicos para a modelagem de Física.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliometria-
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia de ponta e educação-
Palavras-chave: dc.subjectBibliometrics-
Palavras-chave: dc.subjectPhenomenology-
Palavras-chave: dc.subjectHigh technology and education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleTecnologias da informação e comunicação (TIC’s): uma contribuição bibliométrica-
Título: dc.titleInformation and comunication technologies (ICT's): one bibliometric contribution-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.