Uma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0887238451552545-
Autor(es): dc.contributorLukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi-
Autor(es): dc.contributorSilva, Leandro Herculano da-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Shiderlene Vieira De-
Autor(es): dc.contributorSakai, Otavio Akira-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Emanuel Romário-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3961-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661987-
Descrição: dc.descriptionThe pedagogical practice is constantly changing. The contents are updated, the way of learning evolves, and students reach school age with more information than before the digital age. Teaching in this context requires a dynamic, versatile and up-to-date teacher. One of the challenges is the training of teachers who teach Physics, since many have no degree in the field. Furthermore, teachers have insufficient time to prepare more engaging and thought-provoking lessons. After having analyzed this panorama, the didactic sequence of teaching about heat transfer has been proposed. It presents an investigative teaching format in which the teacher instigates the students with questions meant to cause a cognitive conflict. The questions are answered initially with the prior knowledge of the students. Afterwards, teachers and students seek solutions to the presented problems, that is done through experiments and discussions. After answering the initial questions, the conclusions obtained are extended to other cases. The didactic sequence is presented in a website format. There are resources for teachers and students to use such as simulators, animated figures, application image gallery, motivational videos and experiment videos. It has been observed in the classes that the students were motivated to learn concepts of Physics. It is expected that teachers, using this methodology, also feel that their goal as facilitators of knowledge construction is being achieved.-
Descrição: dc.descriptionA prática pedagógica está em constante transformação. Os conteúdos são atualizados, a forma de aprender evolui e os alunos chegam a idade escolar com mais informações que antes da era digital. Ministrar aulas nesse contexto exige um professor dinâmico, versátil e atualizado. Um dos desafios é a formação dos professores que lecionam Física, pois muitos não possuem essa graduação. Além disso, os professores possuem pouco tempo para preparar aulas mais envolventes e instigantes. Foi analisando esse panorama que foi proposto a sequência didática de ensino sobre transferência de calor. Esta apresenta um formato de ensino investigativo com o professor instigando os alunos com questionamentos que causem um conflito cognitivo. As perguntas são respondidas inicialmente com os conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida as soluções para os problemas apresentados são buscadas em conjunto, professor e aluno, através de experimentos e discussões. Após responder os questionamentos iniciais, as conclusões obtidas são generalizadas para outros casos. A sequência didática está em formato de website. Nele há recursos para serem usados pelo professor e pelos alunos tais como simuladores, figuras animadas, galeria de imagens de aplicações, vídeos motivadores e vídeos dos experimentos. Foi observado nas aulas que os estudantes estavam motivados a aprender conceitos de Física. Espera-se que os professores, ao usar esta metodologia, também sintam que seu objetivo como facilitadores do conhecimento está sendo alcançado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCalor - Transmissão-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectSites da Web-
Palavras-chave: dc.subjectHeat - Transmission-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectWeb sites-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Título: dc.titleUma proposta de sequência didática em website para o ensino de transferência de calor-
Título: dc.titleA didactic sequence proposal on website for heat transfer teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.