Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4315132452111762 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Faxina, Elson | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano de | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Rodrigo Inácio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:50:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:50:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4422 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661914 | - |
Descrição: dc.description | Anna, a Russian film directed by Nikita Mikhalkov, released in 1993 and shot over more than a decade under the effectuation of Glasnost and Perestroika policies, portrays in its shape and content the political landscape that was drawn in the Socialist Bloc during the transition from the 80’s to the 90’s, the consequent redirection of economy and the changes in behavioral patterns to a Western-style consumer society effecting the landslide (Hobsbawm) of established structures. Made during this political, economical and cultural transformation era, the film reports contemporary facts but conditions them by the consensus (Benjamin) to the successive regime. The director conducts his young daughter’s interviews in order to present the replacement of the Socialist model as an evolution achieved according to him through a popular struggle against tyranny. This research intends to draft a formal analysis of the film, intrinsically related to the political, cultural and socioeconomic conjuncture in micro and macro scales and to the director’s inclinations, and it aims to present the liberalization and openness phenomenon as an imprisonment in the structures of global capitalism, corporate mercantilism (Chomsky), consensus politics, capitalism as cult and religion (Benjamin) and one-dimensionality of the contemporary human being (Marcuse) ruled by the absence of critical thought, alienation and consume. | - |
Descrição: dc.description | Anna: dos 6 aos 18, filme russo dirigido por Nikita Mikhalkov, lançado em 1993 e rodado ao longo de mais de uma década sob a efetivação das políticas da Glasnost e da Perestroika, retrata enquanto forma e conteúdo o panorama político que se desenhava no antigo bloco socialista durante a transição dos anos de 1980 a 1990, o consequente redirecionamento da organização econômica e a mudança nos padrões comportamentais para uma sociedade de consumo nos moldes ocidentais efetivando o desmoronamento (Hobsbawm) das estruturas estabelecidas. Realizado durante essa fase de transformação política, econômica e cultural, o filme reporta acontecimentos daquele contexto, mas os condiciona à forte política de consenso do diretor ao regime sucessivo, que conduz as entrevistas feitas ao longo da década com a jovem filha a modo de apresentar a substituição do modelo socialista como uma evolução, mudança esta garantida, segundo ele, através da luta popular contra a tirania. O presente estudo busca traçar uma análise formal da obra, mas relacionada intrinsicamente com a conjuntura política, cultural e socioeconômica em micro e macro escalas e com as inclinações do diretor, assim como busca apresentar o fenômeno de liberalização e abertura como um aprisionamento às estruturas do capitalismo global, do mercantilismo organizacional (Chomsky), da política de consenso, do capitalismo como culto e religião (Benjamin) e de unidimensionalidade do homem contemporâneo (Marcuse), pautado pela acriticidade, alienação e consumo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mikhalkov, Nikita - Crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretores e produtores de cinema - Rússia - Crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | União Soviética - Política e governo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário (Cinema) - Rússia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário (Cinema) - União Soviética | - |
Palavras-chave: dc.subject | União Soviética - Condições econômicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glasnost | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perestroika | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mikhalkov, Nikita - Criticism and interpretation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motion picture producers and directors - Russia - Criticism and interpretation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soviet Union - Politics and government | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentary films - Russia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentary films - Soviet Union | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soviet Union - Economic conditions | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Mikhalkov: cinema e ideologia frente ao desmoronamento soviético | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: