O problema do carteiro chinês aplicado na otimização de rotas usadas na coleta de lixo reciclável: um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Levi Lopes-
Autor(es): dc.creatorMoro, Matheus Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:50:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:50:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12883-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661912-
Descrição: dc.descriptionThe chinese postman problem is characterized as all the routing in the arcs graph which creates at least one rout that passes through all arcs at least once. In this research, the algorithm of the Chinese Postman Problem was applied in the urban region of Matelandia/PR as a way to optimize the rout of a truck collecting recyclable solid waste. The study was divided in three parts based on different weekdays: Mondays, Tuesdays and Wednesdays; because each day had a different route. Using the results generated by the Chinese Postman Problem’s algorithm, the Fleury Algorithm found one route for each day. The utilization of these algorithms provided a good solution for the problem of route generation for collecting recyclable solid waste. In the study region where the Chinese Postman was applied, the gains were approximately 23,45%, 33,12% and 40,13% for Mondays, Tuesdays and Wednesdays respectively.-
Descrição: dc.descriptionO problema do carteiro chinês caracteriza-se pela roteirização de arcos e tem como objetivo a cobertura de arcos de um grafo, criando uma rota que passe ao menos uma vez em cada um destes arcos. Nesta pesquisa, o algoritmo do Problema do Carteiro Chinês foi aplicado na área urbana da cidade de Matelândia/PR, para otimizar a rota percorrida pelo caminhão de coleta de resíduos sólidos recicláveis. O estudo foi divido em três partes: segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, pois cada dia o caminhão faz uma rota diferente. Por meio do resultado do algoritmo do Carteiro Chinês utilizou-se do algoritmo de Fleury para encontrar a rota de cada um dos dias. A utilização destes algoritmos forneceu uma solução satisfatória para o problema de geração de rotas na coleta de resíduos sólidos recicláveis. Na área onde o Algoritmo do Carteiro Chinês foi aplicado, obteve-se um ganho aproximado de 23,45%, 33,12% e 40,13% para segunda, terça e quarta-feira respectivamente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos grafos-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização matemática-
Palavras-chave: dc.subjectColeta seletiva de lixo-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa operacional-
Palavras-chave: dc.subjectGraph theory-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical optimization-
Palavras-chave: dc.subjectRefuse collection-
Palavras-chave: dc.subjectOperations research-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Título: dc.titleO problema do carteiro chinês aplicado na otimização de rotas usadas na coleta de lixo reciclável: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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