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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Borsoi, Beatriz Terezinha | - |
Autor(es): dc.contributor | Borsoi, Beatriz Terezinha | - |
Autor(es): dc.contributor | Beulke, Andreia Scariot | - |
Autor(es): dc.contributor | Pegorini, Vinicius | - |
Autor(es): dc.contributor | Pontarolo, Edilson | - |
Autor(es): dc.creator | Krefta, Darley Leonardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:50:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:50:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24337 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661906 | - |
Descrição: dc.description | The development of playful activities by children aiming to arouse their interest and help in the learning of concepts and for the improvement of reasoning has been seen as a strong auxiliary in the early stages of school education. In addition, with the widespread use of information technology resources and the ever-increasing need for more complex software solutions, the interest and/or need to develop logical and abstract thinking has grown exponentially. This type of thinking has been increasingly needed in all human activities, but for the development of computer programs and applications it is indispensable and how much more accurate, better. Programming computers is an essentially abstract activity, although the result of code execution can be presented graphically (components and elements on computer screens). However, the computational resources themselves (hardware and software) can be used as teaching tools for teaching logic and concepts involved in programming and for the development of logical reasoning. There are several initiatives in this direction, such as code.org, which aims to provide technological tools for the learning of programming concepts and reasoning development. Through the accomplishment of this work a web platform was implemented that allows the composition of activities that aim to promote the development of logical reasoning in children. These activities are in the form of following a predetermined path using commands to move up, down, left, and right. These paths can be encapsulated in repeat structures (move right 5 times). For the development were these technologies as main: Material-UI, Axios, Konva.js, ReactJS, Redux, Node.js, Express, MongoDB, Mongoose, JavaScript e Robo 3T. | - |
Descrição: dc.description | O desenvolvimento de atividades lúdicas pelas crianças visando despertar-lhes o interesse e auxiliar no aprendizado de conceitos e para o aperfeiçoamento do raciocínio tem sido visto como forte auxiliar nas primeiras fases da educação escolar. Além disso, com o amplo uso de recursos de tecnologias de informação e com a necessidade cada vez maior de soluções mais complexas de software cresceu exponencialmente o interesse e/ou necessidade de desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato. Esse tipo de raciocínio tem sido cada vez mais necessário, em maior ou menor grau, em todas as atividades humanas, mas para o desenvolvimento de programas e aplicativos computacionais, assim como atuação profissional em carreiras de exatas, ele é indispensável e quanto mais apurado, melhor. Programar computadores é uma atividade essencialmente abstrata, embora o resultado da execução do código possa ser apresentado de forma gráfica (componentes e elementos em telas de computador). Os próprios recursos computacionais (hardware e software) podem ser utilizados como ferramentas didáticas para o ensino de lógica e de conceitos envolvidos em programação e para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Existem diversas iniciativas nesse sentido, a exemplo do code.org, que visam fornecer ferramentas tecnológicas para o aprendizado de conceitos de programação e desenvolvimento de raciocínio. Por meio da realização deste trabalho foi implementada uma plataforma web que permite a composição de atividades que visam promovem o desenvolvimento de raciocínio lógico em crianças. Essas atividades são no formato de seguir um caminho pré-determinado utilizando comandos de mover para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Esses caminhos podem ser encapsulados em estruturas de repetição (mover direita 5 vezes). Para o desenvolvimento foram utilizadas tecnologias como: Material-UI, Axios, Konva.js, ReactJS, Redux, Node.js, Express, MongoDB, Mongoose, JavaScript e Robo 3T. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação lógica (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem de programação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logic programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programming languages (Electronic computers) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reasoning in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Plataforma para auxílio no desenvolvimento de raciocínio lógico de crianças | - |
Título: dc.title | Software to help in the development children's of logical rasioning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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