Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natalia Marin | - |
Autor(es): dc.contributor | Elias, Henrique Rizek | - |
Autor(es): dc.creator | Doneze, Iara Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:50:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:50:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4106 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661894 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Caderno de tarefas de análise da produção escrita para o ensino de matemática | - |
Descrição: dc.description | This paper is based on the research carried out within the framework of the GEPEMA - Group of Studies and Research in Mathematical Education and Assessment of the State University of Londrina, more specifically in the work carried out by Santos (2014) which presents the Written Production Analysis as a Teaching Strategy. The work by Santos (2014) inspired the research of Cardoso (2017) which presented the first possibilities to conceive Written Production Analysis as an opportunity of teach math in the classroom environment. Subsequently, studies led to a new possibility which was referred to as Writing Production Analysis Tasks (PEREIRA; DONEZE; DALTO, 2018). In this bias, with the character of a qualitative investigation, this research aims to analyze the process of construction of Written Production Analysis Tasks, as well as to characterize this process. The data to be analyzed emerged of the tasks developed by Undergraduates and Teachers who teach Mathematics in a course about Written Production Analysis Tasks. After analysis, it was found that the existence or not of experience at the time of the construction of the tasks became irrelevant, on the other hand it sketched the motivation in choosing the content of task. At the end it was possible to characterize substantially of Written Production Analysis Tasks, as an action whose progressivity in its elaboration leads to a practice of interaction and reflection. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa alicerçou-se em pesquisas realizadas no âmbito do GEPEMA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação da Universidade Estadual de Londrina, mais especificadamente no trabalho realizado por Santos (2014), que contempla a Análise da Produção Escrita como Estratégia de Ensino. As ideias expostas por Santos (2014) fundamentaram a pesquisa de Cardoso (2017), a qual apresentou as primeiras possibilidades de se conceber a Análise da Produção Escrita como oportunidade de Ensino no ambiente de sala de aula. Subsequentemente, estudos posteriores conduziram para uma nova possibilidade que passou a ser denominada de Tarefas de Análise da Produção Escrita (PEREIRA; DONEZE; DALTO, 2018). Neste viés, sob o cunho de uma investigação qualitativa, esta pesquisa objetiva analisar o processo de construção de Tarefas de Análise da Produção Escrita, bem como caracterizar tal processo. Os dados analisados emergiram de tarefas desenvolvidas por Graduandos e Professores que ensinam matemática, em um curso sobre Tarefas de Análise da Produção Escrita. Em busca de o objetivo ser atingido, constatou-se que a existência ou não de experiência no momento da construção das tarefas se fez irrelevante, por outro lado, esboçou sentido quanto à motivação na escolha do conteúdo. Ao final, foi possível caracterizar substancialmente Tarefas de Análise da Produção Escrita, como uma ação, cuja a progressividade em sua elaboração conduz a uma prática de interação e reflexão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Examinations, questions, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | A construção de tarefas de análise da produção escrita para o ensino e a aprendizagem de matemática | - |
Título: dc.title | The construction of written production analysis tasks for teaching and learning of mathematics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: