Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6514720362657123 | - |
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Franklin Oliveira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Bortolin, Rogério Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:50:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:50:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661866 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Construir um livro: a produção de um livro-portfólio como instrumento de humanização e desenvolvimento do pensamento tecnológico | - |
Descrição: dc.description | How to effectively introduce in the classroom technologies into a meaningful practice? Based on this concern, this study was elaborated and transformed into an educational product within the limits of a didactic proposal and developed in a 2nd grade high school class under the practice of building a portfolio book (containing 12 genres of discourse) as an instrument of humanization and development of technological thinking, since the obsolescence of machines is a factor that often hinders or impedes the technological improvement in a school context. With the greater objective of developing the educational product, the study also points out reflections on the development of technological (creative) thinking and the advancement towards the humanization of the students through practices of discourse genres production; It also analyzes the re-signification and new contours in its preformatted planes (ADAM, 2011; 2017), the hybridization (MARCUSCHI, 2005) and the revival (SILVEIRA, ROHLING e RODRIGUES, 2012) that some of the produced genres presented, due to the creative and innovative interpretation of their command made by the students. Under the postulates of Bakhtin (1997), Bronckart (2006), Adam (2011, 2017), Marcuschi (2005, 2008), Rojo (2012, 2015), Freire (1969), Machado (2008) Kenski (2012) and Silveira, Rohling e Rodrigues (2012), the project developed presented satisfactory results and beyond those predicted in relation to the scope to which it was proposed. | - |
Descrição: dc.description | Como inserir as tecnologias em sala de aula de maneira eficiente em uma prática significativa? Norteado por tal inquietação, o presente estudo foi elaborado e transformado em produto educacional nos limites de proposta didática e desenvolvido em uma turma de 2ª série do Ensino Médio sob a prática de construção de um livro-portfólio (contendo 12 gêneros do discurso) como um instrumento de humanização e desenvolvimento do pensamento tecnológico, uma vez que, a obsolescência das máquinas é um fator que muitas vezes atrapalha ou impede o aprimoramento tecnológico em contexto escolar. Com o objetivo maior de se desenvolver o produto educacional, o estudo também aponta reflexões sobre o desenvolvimento do pensamento tecnológico (criativo) e o avançar rumo à humanização dos alunos por meio de práticas de produção de gêneros discursivos; também analisa a ressignificação e os novos contornos em seus planos pré- formatados (ADAM, 2011; 2017), a hibridez (MARCUSCHI, 2005) e a reacentuação (SILVEIRA, ROHLING e RODRIGUES, 2012) que alguns dos gêneros produzidos apresentaram, devido à interpretação criativa e inovadora de seu comando disparador feita pelos alunos. Sob os postulados de Bakhtin (1997), Bronckart (2006), Adam (2011; 2017), Marcuschi (2005; 2008), Rojo (2012; 2015), Freire (1969), Machado (2008) Kenski (2012) e Silveira, Rohling e Rodrigues (2012), o projeto desenvolvido apresentou resultados satisfatórios e além dos previstos com relação ao escopo ao qual se propunha. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portfólios em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros literários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Composição e exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento criativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portfolios in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary form | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Composition and exercises | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Construir um livro: a produção de um livro-portfólio como instrumento de humanização e desenvolvimento do pensamento tecnológico | - |
Título: dc.title | Constructing a book: the production of portfólio-book as an instrument of humanization and development of technological thinking | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: