Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aikes Junior, Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Aikes Junior, Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira Junior, Josué Placido da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:50:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:50:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12485 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661865 | - |
Descrição: dc.description | The technological evolution experienced in recent years, changed the life style of today’s society and the way people have access to information, making the traditional classroom dynamic obsolete. Recently, diverse methodologies have been studied to minimize this problem, one of them is gamification. This technique’s based on applying game features in non-game environments, to captivate and engage the user, just like games do with their players. This document aimed to develop a platform that would apply gamification in class. During prototype development some features were added in their reduced version, because the development priority was the structure of the academic functionalities, however, the deployed gamification features have a framework that allows for future enhancements. To validate the platform, it was presented to the teaching public and subsequently evaluated using a questionnaire. It is concluded that the prototype developed during this study is a viable option and capable of applying class gamification, being necessary improvements and inclusions of resources to perform a practical test. | - |
Descrição: dc.description | A evolução tecnológica vivida nos últimos anos, mudou o modo de vida da sociedade contemporânea e a maneira como as pessoas tem acesso a informação, tornando a dinâmica de aula tradicional obsoleta. Nos últimos anos, diversas metodologias vem sendo estudadas para minimizar esse problema, uma delas é a gamificação. Esta técnica consiste em aplicar características de jogos em ambientes que não são jogos, visando cativar e engajar o usuário, assim como os jogos comprovadamente fazem com os seus jogadores. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma plataforma que permitisse aplicar gamificação em aula. Durante o desenvolvimento do protótipo alguns recursos foram adicionados em sua versão reduzida, pois a prioridade no desenvolvimento foi a estrutura das funcionalidades acadêmicas, entretanto, os recursos de gamificação implantados tem estrutura que permite aprimoramentos futuros. De maneira a validar a plataforma, esta foi apresentada ao publico docente e posteriormente avaliada utilizando-se de um questionário. Conclui-se que o protótipo desenvolvido durante este estudo ´e uma opção viável e capaz de aplicar a gamificação de aula, sendo necessários aprimoramentos e inclusões de recursos para realizar um teste prático. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino criativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula | - |
Título: dc.title | Platform development for gamification class | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: