O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Rogério Eduardo Cunha de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Rogério Eduardo Cunha de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Rogério Eduardo Cunha de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Rogério Eduardo Cunha de-
Autor(es): dc.creatorPizani, Izabel Cristina Micheline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:50:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:50:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661841-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema.A partir da leitura elaborou – se duas subseções que discorrem sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias como resultados, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotsky, no que diz respeito á importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamentos a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tomarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização-
Palavras-chave: dc.subjectExpressão-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual freedom-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness-
Palavras-chave: dc.subjectExpression-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.