Dante Alighieri e Gustavo Doré: diálogos entre literatura e artes visuais nos cantos XIII e XXI do Inferno

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLandal, Simone-
Autor(es): dc.contributorLandal, Simone-
Autor(es): dc.contributorScheffler, Ismael-
Autor(es): dc.contributorLiu, Eunice-
Autor(es): dc.creatorCosta, Vinicius Cornelsen da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:50:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:50:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17031-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661825-
Descrição: dc.descriptionThe present article draws a semiotic analytical parallel based on Martine Joly's book "Introduction to the Analysis of Image", in a specific cut between Dante Alighieri's work, the book "Inferno" and Gustave Doré, which later produced illustrations for the work of Alighieri. Living in completely different periods, artists connect through creating a third artistic language, summing the two works into one, transforming the reader into an observer and producing a third product in his mind. Dante's posthumous work was the first great work produced by Doré. For this article, we will begin with an introduction about the lives of artists, for the contextualization of the reader, followed by the works of each one. Afterwards there is an analysis of chants XIII and XXI, drawing a parallel between the text translated into Brazilian Portuguese by Editora 34 and Doré's etchings used in the illustrations of the chants in the book "Dante's Inferno" published by Cassell, Peter Galpin & Co. in New York.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo traça um paralelo analítico semiótico com base no livro "Introdução à análise da imagem" de Martine Joly, em um recorte específico entre a obra de Dante Alighieri, o livro "Inferno" e Gustave Doré, que tempos depois produziu ilustrações para a obra de Alighieri. Vivendo épocas completamente diferentes, os artistas se conectam criando uma terceira linguagem artística, somando as duas obras em uma só, transformando o leitor também em observador produzindo assim um terceiro produto em sua mente. Póstuma a Dante essa obra foi o primeiro grande trabalho reconhecido produzido por Doré. Para o seguinte trabalho, começaremos com um introdução sobre a vida dos artistas, para a contextualização do leitor na época e nos feitos de cada um. E após isso a análise dos cantos XIII e XXI, traçando um paralelo entre o texto traduzido para o português brasileiro pela Editora 34 e as gravuras de Doré usadas nas ilustrações dos cantos no livro "Dante's Inferno" publicado pela Cassell, Peter Galpin & Co. em Nova Iorque.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Artes Híbridas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDante Alighieri, 1265-1321-
Palavras-chave: dc.subjectDoré, Gustave, 1832-1883-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE-
Título: dc.titleDante Alighieri e Gustavo Doré: diálogos entre literatura e artes visuais nos cantos XIII e XXI do Inferno-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.