Estudo do uso da linguagem de blocos scratch no ensino do pensamento computacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWiese, Igor Scaliante-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marco Aurélio Graciotto-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marco Aurélio Graciotto-
Autor(es): dc.contributorSchwerz, André Luís-
Autor(es): dc.contributorRoberto, Rafael Liberato-
Autor(es): dc.contributorWiese, Igor Scaliante-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Renan Kodama-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:50:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:50:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6014-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661760-
Descrição: dc.descriptionBecause of the great advancement and constant integration of society in the areas of technology and development, computing is present in almost all work segments, especially when it comes to programming. However, even the technological devices being present in the daily lives of a considerable part of the population, it does not have the skills to develop applications, to perfect them or to create them. Therefore, in order to develop the skills that allow the student to improve or create new applications and functionalities, it is necessary to integrate the learners with the techniques of computational thinking. Thus, this research presents a study of the block programming language with Scratch to promote the teaching of computational thinking techniques, applied through a semi - classroom course guided through video lessons. For this, a separate educational material was elaborated in six modules, containing in each module videos and questionnaires. For the accomplishment of this study, activities were applied to evaluate the performance and questionnaires of motivations to analyze the stimuli caused in the participants in each module of the experiment. The study was applied in 5 different classes, all of them from the 1st period and members of the Federal University of Paraná (UTFPR), in Campo Mourão campus. In order to evaluate the performance of students in relation to the concepts of computational thinking that will be presented in video lessons, using as a tool the Scratch platform for the development of the evaluated activities. The results showed that the performance of the participants presented results that were considered satisfactory both in the activities of the weeks and in the presented concepts, while also remaining motivated during the phases of the experiment. This may indicate a strong positive indication of the influence of programming in blocks with Scratch, in teaching / learning programming concepts and Software Engineering.-
Descrição: dc.descriptionDevido ao grande avanço e a constante integração da sociedade nas áreas de tecnologia e desenvolvimento, a computação está presente em quase todos os seguimentos de trabalho principalmente no que refere-se à programação. Entretanto, mesmo os dispositivos tecnológicos estando presentes no cotidiano de uma parte considerável da população, ela não apresenta habilidades para desenvolver aplicativos, aperfeiçoá-los ou criá-los. Logo, para desenvolver as habilidades que permitam ao estudante aperfeiçoar ou criar novos aplicativos e funcionalidades, se faz necessário integrar os educandos às técnicas do pensamento computacional. Sendo assim, esta pesquisa apresenta um estudo da linguagem de programação em blocos com Scratch para promover o ensino das técnicas do pensamento computacional, aplicada através de um curso semipresencial guiada por meio de videoaulas. Para isso, foi elaborado um material educativo separado em seis módulos, contendo em cada módulo videoaulas e questionários. Para a realização deste estudo, foram aplicadas atividades para avaliar o desempenho e questionários de motivações para analisar os estímulos causados nos participantes em cada módulo do experimento. O estudo foi aplicado em 5 diferentes turmas, sendo todas do 1º período e integrantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no câmpus Campo Mourão. Com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conceitos do pensamento computacional que serão apresentados em videoaulas, utilizando como ferramenta a plataforma Scratch para o desenvolvimento das atividades avaliadas. Os resultados mostrará que o desempenho dos participantes apresentaram resultados conceituados como satisfatórios tanto nas atividades das semanas quanto nos conceitos apresentados, enquanto também, permaneciam motivados durante as fases do experimento. Podendo este indicar um forte indício positivo da influência da programação em blocos com Scratch, no ensino/aprendizado dos conceitos de programação e da Engenharia de Software.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Computação-
Publicador: dc.publisherCiência da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectComputação de alto desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Computer program language)-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation in education-
Palavras-chave: dc.subjectHigh performance computing-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleEstudo do uso da linguagem de blocos scratch no ensino do pensamento computacional-
Título: dc.titleStudy of the use of language from scratch blocks in teaching computational thinking-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.