O Ensino médio e as crônicas: despertando o prazer pela leitura com Martha Medeiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorGomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.creatorEichner, Vera Lucia Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:50:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:50:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18960-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661703-
Descrição: dc.descriptionThis work deals with the theme of high school and the chronicles as a means to awaken the pleasure of reading. The current concern with the results of reading assessments, one of the foundations of basic education, is urgent: students read and do not understand, nor do they enjoy reading. The research presents a theoretical-conceptual approach on the act of reading, the chronicle, the chronicler and the school, the relationship between both, also about the receptive method. The methodology used begins with the bibliographical and documentary research, followed by the application of a questionnaire for investigative purposes to 55 students of the 3rd year of the Secondary School of the Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre (EEEMAT), of the morning shift, with five closed questions and three open about habits and opinions about reading. The answers in graphs and analyzed are analyzed and analyzed from the authors Antunes (2008), Solé (1998), Orlandi (2001), Geraldi (2012), Coscarelli (2013), among others. the students read and, most of the time, justifying not having the habit, not liking to read or lack of time out of school. These responses made possible, after the study with the authors, a proposal for intervention, centered on the Bordini and Aguiar method (1993) with the chronicles of Martha Medeiros, published in the Donna notebook of the newspaper Zero Hora, in a total of 29 with different themes everyday and dates. A question was asked to the students after this didactic sequence on the awakening of the pleasure by the reading with chronicles of Martha Medeiros. The research proved that reading is fundamental for the formation of competent, autonomous, reflective and critical readers; that the school and teachers should promote and facilitate this learning using spaces and strategies that contemplate the act of reading in a pleasant and pleasant way; and that the chronicle with its simple, pleasant and contemporary language awakens the reading.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda a temática O ensino médio e as crônicas como meio para despertar o prazer pela leitura. É urgente a preocupação atual com os resultados de avaliações realizadas quanto à leitura, um dos fundamentos da educação básica: os alunos leem e não entendem, e também não gostam de ler. A pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual sobre o ato de ler, a crônica, a cronista e a escola, a relação entre ambos, também sobre o método recepcional. A metodologia utilizada inicia com a pesquisa bibliográfica e documental, seguida da aplicação de questionário com fins investigativo a 55 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre (EEEMAT), do turno matutino, com cinco perguntas fechadas e três abertas sobre os hábitos e opiniões sobre leitura. Verificadas e expostas as respostas em gráficos e analisadas a partir dos autores Antunes (2008), Solé (1998), Orlandi (2001), Geraldi (2012), Coscarelli (2013), entre outros, comprova-se a importância da leitura, que os alunos leem e, em sua maioria, às vezes, justificando por não ter o hábito, não gostar de ler ou pela falta de tempo fora da escola. Essas respostas possibilitaram, após o estudo com os autores, uma proposta de intervenção, centrada no método recepcional de Bordini e Aguiar (1993) com as crônicas de Martha Medeiros, publicadas no caderno Donna do jornal Zero Hora, num total de 29 com diferentes temáticas cotidianas e datas. Uma pergunta foi feita aos alunos após essa sequência didática sobre o despertar do prazer pela leitura com crônicas de Martha Medeiros. A pesquisa comprovou que a leitura é fundamental para a formação de leitores competentes, autônomos, reflexivos e críticos; que a escola e professores devem promover e facilitar essa aprendizagem utilizando espaços e estratégicas que contemplem o ato de ler de forma agradável e prazerosa; e que a crônica com sua linguagem simples, aprazível e contemporânea desperta a leitura.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTextos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectMedeiros, Martha, 1961--
Palavras-chave: dc.subjectReading - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTexts-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleO Ensino médio e as crônicas: despertando o prazer pela leitura com Martha Medeiros-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.