Dificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWinter, Lairton Moacir-
Autor(es): dc.contributorWinter, Lairton Moacir-
Autor(es): dc.contributorBortoloto, Claudimara Cassoli-
Autor(es): dc.contributorJuliano, Joice Maria Maltauro-
Autor(es): dc.creatorSouza, Letícia Meireles de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:50:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:50:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26805-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661690-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study proposed to analyze the possible interferences of medicalization and its incidence in children who attend the second cycle of the initial years of Elementary School (fourth and fifth years), linked to cases of non­learning in the city of Umuarama/PR. To do so, it was taken into consideration the main learning difficulties identified in Portuguese and Mathematics, verifying in which areas they stood out the most, realizing which pedagogical practices were proposed by teachers in their classes, therefore the techniques and methods to be developed in order to face such learning difficulties in an attempt to overcome them.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se propôs a analisar as possíveis interferências da medicalização e sua incidência em crianças que cursam o segundo ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental (quartos e quintos anos), vinculadas a casos de não aprendizagem no Município de Umuarama/PR. Para tanto, foram identificadas as principais dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, verificando em quais áreas elas mais se destacavam e quais as práticas pedagógicas executadas pelos docentes em suas aulas, bem como as técnicas e métodos indicados, visando o enfrentamento de tais desvios com o objetivo de superá-los.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com distúrbios da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic achievement-
Palavras-chave: dc.subjectLearning disabled children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleDificuldades de aprendizagem e medicalização: análise dos benefícios e/ou prejuízos para crianças com desvios de aprendizagem e implicações referentes à utilização de métodos e técnicas de ensino-
Título: dc.titleLearning difficulties and medicalization: analysis of the benefits and/or losses for children with learning deviations and implications regarding the use of teaching methods and technique-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.