Novos desafios para o ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Elias Lira dos-
Autor(es): dc.creatorRanzoni, Renato Omar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:50:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:50:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21889-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661638-
Descrição: dc.descriptionThis work was subject to initial and continuing teacher education, the work reveals and exposes 6 challenging times for those involved in science education. The first moment of the educational challenge is to Overcome the pedagogical common sense. Therefore, it is necessary that the teacher has a dominant scientific theories and its links with the technologies and assist their students in the construction of knowledge through questioning and reflection. The second moment is the proposed Universalist Science, which aims to put scientific knowledge to everyone. The third challenging time is the Science and Technology as sources of Culture, where the teaching needs to be directed to the critical appropriation and action by students, so that they incorporate the spectrum of social representations and is constituted as culture. The fourth challenge is to incorporate teaching practice and education programs Contemporary Knowledge in Science and Technology relevant to the cultural, educational and social development of students. The fifth challenging time is overrun limiter that is the Textbook, which although it is the main instrument teacher, has its shortcomings and absences. To do this, the teacher and students should make use conscious, critical, reflective, inferential of textbooks and other research sources such as magazines, CD-ROMs, DVDs, educational television programs, newspapers, internet, museums, laboratories, exhibitions and fairs, among other textbooks resources in a planned, systematic and coordinated in order to improve the teaching and learning process. The sixth and final challenging time is the approximation of Research in Teaching Science and Science Teaching in such a way that qualitatively the research on science education may reflect satisfactorily and active way in the teaching practice, through revelation and discussion of the results obtained through research, and never forgetting that every result should be reflected and asked for an action in the present and future.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a formação docente inicial e continuada, o trabalho revela e expõe 6 momentos desafiadores para os envolvidos no ensino de ciências. O primeiro momento do desafio educacional é a Superação do senso comum pedagógico. Para isso, é preciso que o professor tenha domínio de teorias científicas e de suas vinculações com as tecnologias e auxilie seus alunos na construção do conhecimento através de questionamentos e reflexão. O segundo momento proposto é a Ciência Universalista, que tem o objetivo de pôr o saber científico ao alcance de todos. O terceiro momento desafiador é a Ciência e a Tecnologia como fontes de Cultura, onde o trabalho docente precisa ser direcionado para a apropriação crítica e de ação pelos alunos, de modo que se incorpore no universo das representações sociais e se constitua como cultura. O quarto desafio é Incorporar à prática docente e aos programas de ensino os Conhecimentos Contemporâneos em Ciência e Tecnologia relevantes para a formação cultural, educacional e social dos alunos. O quinto momento desafiador é a Superação do limitador que é o Livro Didático, que embora seja o principal instrumento do professor, tem suas deficiências e ausências. Para tal, o professor e os alunos devem fazer uso consciente, crítico, reflexivo, inferente do livro didático e de outras fontes de pesquisa como revistas, CD-ROM, DVD, programas educativos de televisão, jornais, internet, museus, laboratórios, exposições e feiras, dentre outros recursos paradidáticos, de forma planejada, sistemática e articulada a fim de melhorar o processo de ensino aprendizagem. O sexto e último momento desafiador é a aproximação entre Pesquisa em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências de tal forma que qualitativamente as pesquisas sobre o Ensino de Ciências possa refletir de forma satisfatória e atuante na pratica docente, através da revelação e debates dos resultados obtidos através das pesquisas, e nunca se esquecendo de que todo resultado deve ser refletido e questionado para uma ação no presente e futuro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleNovos desafios para o ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.