A essência do pensamento lúdico na infância por meio do brincar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGasparin, Priscila Pigato-
Autor(es): dc.contributorGasparin, Priscila Pigato-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorMartins, Simone Maria-
Autor(es): dc.creatorMarim, Sandra Regina Frederici-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:50:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:50:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21116-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661606-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the essence of play in childhood. It is through play that observed participation and full development of the individual, which requires physical movement, emotional involvement, beyond the mental challenge inflict on each. It is observed that the child has to have his moment of creation alone and in groups, so recognize their own identity. It's in early childhood education should get that creativity and social integration. This paper presents the importance of play in early childhood education in its true sense and playful training for child development. The research aimed to reflect the value of play in early childhood education both in regard to socialization and affective interaction between the child and the school, and the contribution in the teaching / learning process. Additionally, you can understand that the common and functional games are located very close to the law of effect, ie, there must be a hierarchy of possible ages and jokes, appropriate for each age group, valuing the playfulness in early childhood education, seeking culture unique toddler and culture that will live with for the rest of your life. The result of this work came to meet the expectations of educators, teaching staff, management and parents to observe the child characteristics and abilities such as autonomy, self-confidence, creativity, imagination, emotional control, attention, motor movements, ability to resolve conflicts and exchange of experiences during the time of play. Observed participation of students with respect and harmony with each other during play. These proposals which coincided with the evolution of thought and consolidation of the teaching-learning process of every child to have active contact with the playful world, leading them to the evolution of biological, social and emotional development, strengthening the physical and mental health each student.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a essência do brincar na infância. É por meio das brincadeiras que se observa a participação e desenvolvimento total do indivíduo, onde exige movimentação física, envolvimento emocional, além do desafio mental provocado em cada um. Observa-se que a criança tem que ter seu momento de criação sozinha e em grupos, assim, reconhecerá sua própria identidade. É na educação infantil que deve buscar essa criatividade e integração social. Este trabalho apresenta a importância do brincar na educação infantil e seu verdadeiro sentido na formação lúdica para o desenvolvimento da criança. A pesquisa teve como objetivo refletir o valor do brincar na educação infantil tanto no que refere a socialização e interação afetiva entre a criança e a escola, e a contribuição no processo de ensino /aprendizagem. Além disso, a pesquisa possibilitou compreender que as brincadeiras comuns e funcionais se situam muito perto da lei do efeito, isto é, deve haver uma hierarquia de idades e possíveis brincadeiras, adequadas para cada faixa de idade, valorizando a ludicidade na educação infantil, buscando a cultura original da criança e a cultura que irá conviver pelo resto de sua vida. O resultado desse trabalho veio ao encontro das expectativas dos educadores, equipe pedagógica, direção e dos pais ao observarem nas crianças características e habilidades como: autonomia, autoconfiança, criatividade, imaginação, controle emocional, atenção, movimentos motores, capacidades para resolver conflitos e a troca de experiências durante o momento do brincar. Observou-se participação ativa dos alunos, com harmonia e respeito uns com os outros, durante o brincar. Propostas estas que veio ao encontro da evolução do pensamento e consolidação do processo ensino-aprendizagem de cada criança ao terem contato ativo com o mundo lúdico, levando-os para a evolução do desenvolvimento biológico, social e emocional, fortalecendo a saúde física e mental de cada aluno.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização-
Palavras-chave: dc.subjectCreative activities and seat work-
Palavras-chave: dc.subjectSocialization-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA essência do pensamento lúdico na infância por meio do brincar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.