Uma nova proposta para análise do sistema de transporte público utilizando redes complexas ponderadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Keilo Verônica Ono-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8827013568855482-
Autor(es): dc.contributorRosa, Marcelo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0897919842779594-
Autor(es): dc.contributorLüders, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Keiko Verônica Ono-
Autor(es): dc.contributorGomes Junior, Luiz Celso-
Autor(es): dc.contributorBona, Luiz Carlos Erpen de-
Autor(es): dc.creatorDe Bona, Anderson Andrei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:50:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:50:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2564-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661597-
Descrição: dc.descriptionAbstract (parágrafo único): Based on the theory of complex networks, this work analyzes the characteristics of public transport networks (PTNs) of two large Brazilian cities (Curitiba and São Paulo). Using the L-space and P-space representation, through unweighted and weighted metrics (geographical distance between vehicle stops and vehicle frequency at stop points) a new way of classifying the complex network metrics (congestion and accessibility oriented) applied exclusively to PTNs is proposed. It is also proposed a new way of interpreting results based on geographic distance and frequency by inverse distance and inverse frequency. Through the classification of the metrics also two new metrics for congestion identification in PTN are proposed, as well as a new way of using the representation using geographic maps based on dispersion curves to identify congestion and accessibility regions of the PTN. For the city of Curitiba a study is carried out that analyzes a PTN throughout the week (weekday, Saturdays and Sundays) and throughout the business day through 14 time intervals in order to evaluate the network dynamically evaluate. With the results it was possible to identify behaviors and geographic regions of the PTNs of Curitiba and São Paulo that can help the PTN planners to understand and make changes in the PTN seeking improvements. For users it is possible to use the results to find alternatives in the use of PTN. Another contribution is the way of interpreting and visualizing the results of complex network metrics for PTN evaluation, which allows the evaluation of networks through a PTN.-
Descrição: dc.descriptionCom base na teoria de redes complexas, este trabalho analisa as características das redes de sistema transporte público (STPs) de duas grandes cidades brasileiras (Curitiba e São Paulo) usando a representação do tipo Espaço-L e Espaço-P, através de métricas não ponderadas e ponderadas (distância geográfica entre as paradas de veículos e frequência dos veículos nos pontos de paradas). É proposta uma nova forma de classificar as métricas de redes complexas (orientadas a congestionamento e acessibilidade) aplicadas exclusivamente aos STPs. Também é proposta uma nova forma de interpretar resultados baseados em distância geográfica e frequência através do inverso da distância e inverso da frequência. Através da classificação das métricas também são propostas duas novas métricas para identificação de congestionamento em STP, além de uma nova forma de utilizar a representação utilizando mapas geográficos baseado em curvas de dispersão para identificar regiões de congestionamento e de acessibilidade do STP. Para a cidade de Curitiba é realizado um estudo que analisa o STP ao longo da semana (dia útil, sábados e domingos) e ao longo do dia útil através de 14 intervalos de horários com a finalidade de avaliar a rede de forma dinâmica. Com os resultados foi possível identificar comportamentos em regiões geográficas dos STP de Curitiba e São Paulo que podem auxiliar aos planejadores do STP a entenderem e realizar mudanças em busca de melhorias. Para os usuários é possível utilizar os resultados para buscar alternativas na utilização do STP. Outra contribuição é a interpretação e visualização dos resultados das métricas de redes complexas para avaliação de STPs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de transporte urbano-
Palavras-chave: dc.subjectTrânsito - Fluxo-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte urbano - São Paulo (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectUrban transportation policy-
Palavras-chave: dc.subjectTraffic flow-
Palavras-chave: dc.subjectUrban transportation - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectUrban transportation - São Paulo (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectElectric engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Elétrica-
Título: dc.titleUma nova proposta para análise do sistema de transporte público utilizando redes complexas ponderadas-
Título: dc.titleA new proposal for analysis of the public transport system using weighted complex networks-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.