Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Edson Domingos | - |
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Edson Domingos | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Margarth de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Erika Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:50:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:50:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18906 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661594 | - |
Descrição: dc.description | A linguagem, como um dos principais mecanismos na formação discursiva, tem papel primordial na transição social, contribuindo para a formação da identidade de seus agentes. A crescente participação de sujeitos oriundos das periferias no cenário cultural brasileiro cobra deles uma formação discursiva que proporcione consciência linguística e autoconfiança para a legitimação dessa cultura, apesar dos estereótipos que já carrega. Considerando a importância do jovem na sociedade e neste novo cenário cultural, o presente artigo tem por objetivo analisar os níveis de formação discursiva e de consciência linguística do jovem da periferia, buscando identificar as implicações desta linguagem na vida pessoal e no contexto social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo através de um formulário aplicado a jovens da periferia da cidade de Diadema, Grande São Paulo. Os dados coletados foram analisados em conjunto com relatórios emitidos pelo Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social de Diadema, que traçam o perfil da população jovem da cidade. A análise dos dados possibilitou verificar os níveis de escolaridade, os hábitos linguísticos, culturais e de entretenimento, além dos níveis de consciência linguística e possíveis preconceitos sofridos em decorrência da linguagem desses jovens. Apesar da consciência da necessidade de adaptação da linguagem e uso de suas variantes, poucos são os que conseguem fazê-lo satisfatoriamente. Além disso, a formação discursiva deficiente acaba por facilitar a contaminação dos jovens com os estereótipos existentes em torno da sua própria linguagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Variação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periferias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages - Variation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young adults | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inner cities | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | - |
Título: dc.title | A linguagem do jovem da periferia e suas implicações sociais: a apropriação da língua como bem cultural | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: