A linguagem do jovem da periferia e suas implicações sociais: a apropriação da língua como bem cultural

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFagundes, Edson Domingos-
Autor(es): dc.contributorFagundes, Edson Domingos-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Margarth de Souza-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Erika Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:50:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:50:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18906-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661594-
Descrição: dc.descriptionA linguagem, como um dos principais mecanismos na formação discursiva, tem papel primordial na transição social, contribuindo para a formação da identidade de seus agentes. A crescente participação de sujeitos oriundos das periferias no cenário cultural brasileiro cobra deles uma formação discursiva que proporcione consciência linguística e autoconfiança para a legitimação dessa cultura, apesar dos estereótipos que já carrega. Considerando a importância do jovem na sociedade e neste novo cenário cultural, o presente artigo tem por objetivo analisar os níveis de formação discursiva e de consciência linguística do jovem da periferia, buscando identificar as implicações desta linguagem na vida pessoal e no contexto social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo através de um formulário aplicado a jovens da periferia da cidade de Diadema, Grande São Paulo. Os dados coletados foram analisados em conjunto com relatórios emitidos pelo Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social de Diadema, que traçam o perfil da população jovem da cidade. A análise dos dados possibilitou verificar os níveis de escolaridade, os hábitos linguísticos, culturais e de entretenimento, além dos níveis de consciência linguística e possíveis preconceitos sofridos em decorrência da linguagem desses jovens. Apesar da consciência da necessidade de adaptação da linguagem e uso de suas variantes, poucos são os que conseguem fazê-lo satisfatoriamente. Além disso, a formação discursiva deficiente acaba por facilitar a contaminação dos jovens com os estereótipos existentes em torno da sua própria linguagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Variação-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectPeriferias-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Variation-
Palavras-chave: dc.subjectYoung adults-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectInner cities-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA-
Título: dc.titleA linguagem do jovem da periferia e suas implicações sociais: a apropriação da língua como bem cultural-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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