Análises da suspensão e direção de um veículo "off-road" do tipo mini baja

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDeus, Hilbeth Parente Azikri de-
Autor(es): dc.contributorDeus, Hilbeth Parente Azikri de-
Autor(es): dc.contributorErthal, Jorge Luiz-
Autor(es): dc.contributorRoso, Joao Carlos-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Marcus Vinícius Da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10268-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661586-
Descrição: dc.descriptionUm baja é um veículo off-road desenvolvido por equipes formadas por alunos de diversas universidades brasileiras. O principal problema enfrentado pela equipe de baja da UTFPR-CT é o desempenho insatisfatório dos sistemas de suspensão e direção de seu protótipo. Isto é evidenciado pelos resultados ruins nas provas de apresentação de projeto e pela incapacidade de completar uma prova de suspension and traction. Deste modo, torna-se evidente a importância de um bom projeto destes sistemas, para se tornar mais competitivo. O caso específico da equipe da UTFPR- CT, ocorre uma constante perda de aderência dos pneus durante uma curva e a excessiva rigidez da suspensão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar estes sistemas, demonstrando as qualidades, defeitos e os pontos de melhoria. Os objetivos específicos são: redução da variação de cambagem pelo deslocamento vertical da roda da suspensão dianteira, redução do raio de curva mínimo e seleção adequada da rigidez das molas. Primeiramente, será feita uma revisão da literatura, a fim de apresentar os principais conceitos de dinâmica veicular. Em seguida, será feita uma análise dos sistemas de suspensão e direção do atual baja, evidenciando- se os principais problemas. Então, a fim de se demonstrar a evolução em nível de projeto que este trabalho pode gerar, serão propostos novos sistemas que apresentem um desempenho mais apropriado. O cálculo dos parâmetros relacionados a estes sistemas, nas etapas de análise, será realizado utilizando-se o software de simulação de veículos Adams/Car.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware - Testes-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensão-
Palavras-chave: dc.subjectVehicles - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectComputer software - Testing-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Springs and suspension-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::TERMODINAMICA-
Título: dc.titleAnálises da suspensão e direção de um veículo "off-road" do tipo mini baja-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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