O uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7693781941703733-
Autor(es): dc.contributorLima, José Valdeni de-
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Guataçara dos-
Autor(es): dc.contributorLima, Siumara Aparecida de-
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.creatorCastro, Adriane de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661533-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Caderno Pedagógico: O uso da programação Scratch no desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental-
Descrição: dc.descriptionTeaching programming at school is a worldwide trend. The Scratch programming language was crafted for children, providing a simple graphic interface using Lego-like blocks instead of codes. This work introduced computer programming using Scratch for children in the initial years of elementary education, in a municipal school at Ponta Grossa. Jean Piaget's Constructivism approach was employed with regard to child's development, as well as the constructivist perspective of Seymour Papert given the relationship with computers and learning. The research has applied nature, with a qualitative approach and interpretive character. In order to form an observation baseline it was taken the nine learning skills for the twenty-first century listed by Mitchel Resnick, which are divided into three areas: information and communication skills; critical thinking and problem solving; and self-direction. During one year of project, children had the opportunity to learn the basics of Scratch programming and to engage in activities that involved creativity, logic, and problem solving. It was observed that the use of Scratch created a motivating environment. Positive results were found, in the sense that children could develop skills by interacting with each other and with the computer.-
Descrição: dc.descriptionO ensino de programação na escola é uma tendência mundial. A linguagem de programação Scratch foi desenvolvida especialmente para crianças, pois usa uma interface gráfica fácil sem códigos, apenas blocos parecidos com lego. Pensando nisso, este trabalho tratou da inserção de programação para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Ponta Grossa. Esta pesquisa usou a abordagem do Construtivismo de Jean Piaget em busca de compreender o desenvolvimento da criança e também a perspectiva construcionista de Seymour Papert, pela relação com computadores e aprendizado. Desenvolveu-se uma pesquisa aplicada com enfoque qualitativo de cunho interpretativo. Foi utilizada como referência para observação as nove habilidades de aprendizagem para o século XXI elencadas por Mitchel Resnick, divididas em três áreas: habilidades ligadas à informação e comunicação; pensamento crítico e resolução de problemas; e autodirecionamento. Durante um no de projeto, as crianças tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos da programação Scratch e realizar atividades que envolveram criatividade, lógica e solução de problemas. Observou-se que a programação Scratch proporcionou às crianças um ambiente motivador, e resultados positivos no sentido de que elas puderam efetivamente desenvolver habilidades ao interagir por conta própria entre si e com o computador.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Computer program language)-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning in children-
Palavras-chave: dc.subjectCreative ability-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleO uso da programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental-
Título: dc.titleThe use of Scratch programming for the development of skills in fundamental teaching children-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.