Avaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Ubiradir Mendes-
Autor(es): dc.contributorPinto, Ubiradir Mendes-
Autor(es): dc.contributorMachado, Edilson Carlos-
Autor(es): dc.contributorMiziara, Alexandre Jorge-
Autor(es): dc.creatorLima, Cintia Klaumann-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9727-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661532-
Descrição: dc.descriptionWe live in the information age, where the telecommunications systems have been the instrument of integration and economic development. In this context telephone operators has been gaining meaning prominent. This work is to present the importance of quality indicators for measuring the performance and quality of services provided by fixed and mobile operators in the region of Curitiba. To do so will be initially presented a vision and the concept of the indicators used to measure the performance of operators. Following the most relevant services for customers and finally there will be an analysis of the quality of services provided by operators based on these indicators. This way, you can assess the quality of services also showing which providers have the highest rates of complaints among consumers. The fixed and mobile sectors were analyzed. With this study it is concluded that the indicators there are disclosed, but do not reflect how customers evaluate the quality and are not all operators that invest in a system of continuous improvement and a process of after-sales quality thus creating dissatisfaction of their clients.-
Descrição: dc.descriptionVivemos a era da informação, onde os sistemas de telecomunicações têm sido o instrumento de integração e desenvolvimento econômico. Neste contexto as operadoras de telefonia vêm ganhando significado destaque. Este trabalho consiste em apresentar a importância dos indicadores de qualidade para medir o desempenho e a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia fixa e móvel na região de Curitiba. Para tanto será apresentada inicialmente uma visão e o conceito dos indicadores utilizados para medir o desempenho das operadoras. Na sequência os serviços mais relevantes para os clientes e por fim será feita uma análise da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras com base nestes indicadores. Desta forma, será possível avaliar a qualidade dos serviços prestados mostrando também quais prestadoras possuem os maiores índices de reclamações entre os consumidores. Foram analisados os setores de telefonia fixa e móvel. Com este estudo conclui-se que os indicadores existem, são divulgados, mas não refletem a forma como os clientes avaliam a qualidade e que não são todas as operadoras que investem em um sistema de melhoria contínua e em um processo de pós-venda com qualidade, criando assim a insatisfação de seus clientes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Sistemas de Telecomunicações-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas telefônicos - Curitiba (Paraná)-
Palavras-chave: dc.subjectControle de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de telefonia celular-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas telefônicos-
Palavras-chave: dc.subjectTelecomunicações-
Palavras-chave: dc.subjectTelephone systems - Curitiba (Paraná)-
Palavras-chave: dc.subjectQuality control-
Palavras-chave: dc.subjectCell phone systems-
Palavras-chave: dc.subjectTelephone systems-
Palavras-chave: dc.subjectTelecommunication-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES-
Título: dc.titleAvaliação da qualidade dos serviços das operadoras de telefonia na região de Curitiba-
Título: dc.titleQuality evaluation of telephony operators Services in Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.