Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7459-3780 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7459-3780 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Michel Corci | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, André Vitor Chaves de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3434-0172 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1770545522746726 | - |
Autor(es): dc.creator | Correa, Graziele Aparecida Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:49:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:49:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25603 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661516 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Teoria da resolução de problemas complexos de física na formação inicial de professores de biologia | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is a qualitative, exploratory, descriptive and applied research, which aims to identify how complex relationships were built within the undergraduate course in Biology and its influence on the learning process. To do so, a deepening was made, based on an epistemological basis around complexity, present in the physics textbook entitled “Fundamentals of Physics”, by the authors Halliday, Resnick and Walker, in order to extract complex problems that are directly related to the biologicals learned within Biology training, such as blood pressure and capillarity. The research was designed around the complexity and the resolution of complex problems, in order to analyze how the problems are characterized and what is their influence on the students' learning. Afterwards, complex problems were discussed using the Grounded Theory methodology, with the aim of creating complex relationships and solving problems through a sequence of classes. At the end, it was identified how the students defined these relationships and their influence on the initial teacher education process. The work was developed in the context of the discipline of Interdisciplinary Projects V, from the Federal Technological University of Paraná, in the year 2020. The data were collected through direct observations, questionnaire, written notes, video and speech recordings, and fragments of text prepared by the students themselves. Data analysis was performed according to the description of the Grounded Theory by Strauss and Corbin (1967). The results showed that the construction of complex relationships and the resolution of these problems are based on three indicators, research, teacher training and historical appreciation, and that these actions define how learning relationships are built by future teachers, bringing a direct contribution to the theory to solve complex problems. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória descritiva e aplicada, que tem como objetivo identificar como as relações complexas foram construídas dentro do curso de graduação em Biologia e a sua influência no processo de aprendizagem. Para tanto, se fez um aprofundamento, com base epistemológica em torno da complexidade, presente no livro texto de Física intitulado “Fundamentos de Física”, dos autores Halliday, Resnick e Walker, a fim de extrair problemas complexos que tenham relação direta com os processos biológicos aprendidos dentro da formação em Biologia, como por exemplo, a pressão sanguínea e a capilaridade. A pesquisa foi delineada em torno da complexidade e da resolução de problemas complexos, com o intuito de analisar como os problemas são caracterizados e qual a sua influência na aprendizagem dos estudantes. Após, discutiu-se os problemas complexos através da metodologia da Grounded Theory, com o intuito da criação de relações complexas e resolução de problemas por meio de uma sequência de aulas. Ao final identificou-se como os estudantes definiram essas relações e sua influência no processo de formação inicial do professor. O trabalho desenvolveu-se no contexto da disciplina de Projetos Interdisciplinares V, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no ano de 2020. Os dados foram coletados por meio de observações diretas, questionário, anotações escritas, gravações de vídeo e fala, e fragmentos de texto elaborados pelos próprios estudantes. A análise de dados foi realizada conforme descrição da Grounded Theory de Strauss e Corbin (1967). Os resultados mostraram que a construção de relações complexas e resolução destes problemas se pautam em três indicadores, pesquisa, formação de professores e valorização histórica, e que estas ações definem como as relações de aprendizagem são construídas pelos futuros professores, trazendo uma contribuição direta na teoria de resolução de problemas complexos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Complexidade (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria fundamentada em dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Complexity (Philosophy) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grounded theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Problemas de física voltados a biologia: uma contribuição para a formação inicial do professor através da complexidade em problemas propostos pelo Halliday volume II | - |
Título: dc.title | Physics problems directed to biology: a contribution to the initial teacher education through the complexity in problems proposed by Halliday volume II | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: