A educação dos arquitetos e urbanistas e dos engenheiros civis e a relação com o mercado de trabalho da construção civil no século XXI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuiar, Denise Rauta-
Autor(es): dc.contributorMatoski, Adalberto-
Autor(es): dc.contributorCatai, Rodrigo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorHara, Massayuki Mário-
Autor(es): dc.creatorRocha, Bruna Aparecida Meira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661509-
Descrição: dc.descriptionThe present research intends to discuss the education of Architects and Urbanists and Civil Engineers, approaching its importance for professional formation, performed through secondary sources, with explanatory purposes. It shows a brief history of each school, investigating the origin and proposal of each course. Applies areas of knowledge for the disciplines of the curriculum matrix, presenting the emphasis of every course. Outlines a comparison between education and professional attributions. It also presents the existing competences demanded by the XXI century, called soft skills, investigating if the professional formation and the attributions meet its requirements. Discuss different methodologies and educational models that pursues a distinguished education.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem por objetivos discutir a educação dos Arquitetos e Urbanistas e dos Engenheiros Civis, abordando a sua importância para a formação profissional, realizada através de fontes secundárias, com fins explicativos. Apresenta um breve histórico de cada escola, investigando a origem e proposta de cada curso. Aplica áreas de conhecimento para as disciplinas das matrizes curriculares, apresentando a ênfase de cada curso. Traça um comparativo entre educação e atribuições profissionais. Também apresenta as atuais competências exigidas pelo mercado de trabalho do século XXI, chamadas soft skills, investigando se a formação profissional e atribuições atendem às suas necessidades. Discute metodologias e modelos educacionais diferenciados que visam uma educação diferenciada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gerenciamento de Obras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia civil-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências essenciais-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectLabor market-
Palavras-chave: dc.subjectArchitecture-
Palavras-chave: dc.subjectCivil engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCore competencies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL-
Título: dc.titleA educação dos arquitetos e urbanistas e dos engenheiros civis e a relação com o mercado de trabalho da construção civil no século XXI-
Título: dc.titleThe relation between the job market and the education of architects and urbanists and civil engineers in the XXI century civil construction-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.