A inclusão do aluno portador de necessidades educativas especiais no ensino comum

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.creatorScaliante, Alexandra Pereira de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661472-
Descrição: dc.descriptionThis theoretical work and research aimed at working with the theme focusing on the inclusion of special students in the mainstream school. Addresses the importance of inclusion in mainstream school for citizenship and right of everyone to education without discrimination and prejudice, aiming to highlight the difficulties faced by people with special needs in school in order to link theory and practice. Justifying the theme because the impact it has had in recent years. And the need to understand how this process occurs in high schools using common bibliographic well as routing methodological study. At first makes overview of special education, showing all the paths traveled so far. Then highlights legislation and policies for child special. Finally as this process of inclusion because it is perceived that this situation requires paradigm shifts in education, which has to have a new conception of teaching and learning and this paradigm shift implies a new look, a new learn to do education, a school free of prejudice. And as a result of research led us to reflect on the inclusion of pupils with special educational needs in mainstream school classes as the most advanced form of democratization of educational opportunities.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teórico e de pesquisa objetivou trabalhar com o tema que foca a inclusão do aluno especial no ensino comum. Trata da importância da Inclusão no ensino comum para o exercício da cidadania e exercício do direito de todos à educação sem discriminação e preconceito, tendo como objetivo evidenciar as dificuldades encontradas por pessoas com necessidades especiais na escola, a fim de relacionar teoria e prática, justificando o devido tema pela repercussão que o mesmo teve nos últimos anos e pela necessidade de entender como esse processo ocorre nas escolas de ensino comum utilizando assim pesquisas bibliográficas enquanto encaminhamento metodológico de estudo. No primeiro momento, faz panorama geral sobre a educação especial, mostrando todos os caminhos percorridos até o momento. Em seguida, destaca, a legislação e políticas de atendimento à criança especial. Por fim, como esta o processo de inclusão, pois percebe-se que essa situação requer mudanças de paradigmas na educação, que tem que ter uma nova concepção de ensinar e aprender e essa mudança de paradigma implica em um novo olhar, um novo aprender de fazer educação, uma escola livre de preconceito. E como resultado da pesquisa nos levou a uma reflexão sobre a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, em classes do ensino comum como a forma mais avançada de democratização das oportunidades educacionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças deficientes - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectChildren with disabilities - Education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleA inclusão do aluno portador de necessidades educativas especiais no ensino comum-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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