Desenvolvimento do curso em metodologia científica instrumental na modalidade a distância no campus virtual Fiocruz

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
Autor(es): dc.contributorCortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
Autor(es): dc.contributorKucharski, Marcus Vincicius Santos-
Autor(es): dc.contributorMiziara, Alexandre Jorge-
Autor(es): dc.creatorBarata, Manoel Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19631-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661458-
Descrição: dc.descriptionEste estudo está dividido em três partes, um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa, Curso de Metodologia Científica Instrumental na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso com seus alunos. O problema que motivou esta pesquisa... A questão norteadora é como desenvolver e oferecer um curso de metodologia científica para pessoas que não poderiam ser capazes de fazê-lo presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer subsídios para a melhoria de cursos no formato da Educação a Distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo é a abordagem quantitativa e qualitativa, explicativa, apresentando os principais recursos utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de questionários autoaplicáveis a todos que concluíram o curso e com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma, com sugestões de melhorias para futuras versões deste curso; e outra, com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos por nossa instituição; Também, destacaram-se alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância como questões relacionadas ao aspecto tecnológico, às mídias, à dimensão pedagógica, à interação e à tutoria. O – objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de avaliar sua qualidade e coletar sugestões de melhorias para versões futuras, com seu próprio público-alvo.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo está dividido em três partes, um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa, Curso de Metodologia Científica Instrumental na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso com seus alunos. O problema que motivou esta pesquisa... A questão norteadora é como desenvolver e oferecer um curso de metodologia científica para pessoas que não poderiam ser capazes de fazê-lo presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer subsídios para a melhoria de cursos no formato da Educação a Distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo é a abordagem quantitativa e qualitativa, explicativa, apresentando os principais recursos utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de questionários autoaplicáveis a todos que concluíram o curso e com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma, com sugestões de melhorias para futuras versões deste curso; e outra, com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos por nossa instituição; Também, destacaram-se alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância como questões relacionadas ao aspecto tecnológico, às mídias, à dimensão pedagógica, à interação e à tutoria. O – objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de avaliar sua qualidade e coletar sugestões de melhorias para versões futuras, com seu próprio público-alvo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais compartilhados-
Palavras-chave: dc.subjectCursos online aberto massivo-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectShared virtual environments-
Palavras-chave: dc.subjectMassive open online course-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleDesenvolvimento do curso em metodologia científica instrumental na modalidade a distância no campus virtual Fiocruz-
Título: dc.titleDevelopment of an online course on introduction to scientific methodology in the Fiocruz cirtual campus-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.