A utilização das geotecnologias no ensino de geografia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Vanderlei Leopold-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Éder Henrique de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20704-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661438-
Descrição: dc.descriptionBased on an extensive literature review, this research presents experiences of teaching that address the thematic use of means of Geoprocessing as instruments auxiliary of practices teaching and pedagogical at the classes of Geography in Education. To this end, recourse to legal protection da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96), as well as the Parâmetros Curriculares Nacionais get several scientific researchers to support the theoretical discussions on the use of Geotechnology in basic education. Whereas concepts and reflections are presented as well as some training options for teachers interested in making use of geotechnologies in teaching. And also sought to emphasize the presentation and discussion of new Geotechnology free or based on free software that are being or that may be used for teaching geography. Therefore, the conclusion that uses of Geotechnology can optimize the teaching of geography, as well as the remote sensing data has been disseminated to a considerable extent in the educational environment and contemporaries WebGis has great potential to be used as a teaching resources.-
Descrição: dc.descriptionCom base em uma extensa revisão bibliográfica, esta pesquisa apresenta experiências de ensino que abordam a temática o uso dos recursos de geoprocessamento como instrumentos auxiliares das práticas didático-pedagógicas nas aulas de geografia no ensino básico. Para isso, recorre ao amparo legal da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96), bem como aos Parâmetros Curriculares Nacionais e ao amparo científico de vários pesquisadores para respaldar as discussões teóricas sobre o uso das geotecnologias no ensino básico. Ao passo que são apresentados conceitos e reflexões, bem como algumas opções de capacitação para os docentes interessados em fazer uso das geotecnologias no ensino. E também, buscou-se enfatizar a apresentação e discussão das novas geotecnologias gratuitas ou com base em softwares livres que estão sendo ou que podem vir a ser utilizadas para o ensino de geografia. E chega a conclusão que o uso das geotecnologias pode otimizar o ensino da geografia, bem como que os dados de sensoriamento remoto vem sendo difundidos de forma considerável no meio educacional e que os contemporâneos WebSigs tem grande potencial para ser utilizados como um recurso didático.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSensoriamento remoto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectGeography - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectRemote sensing-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleA utilização das geotecnologias no ensino de geografia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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