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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bertucci, Roberlei Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertucci, Roberlei Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Isadora Cristina de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:49:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:49:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25165 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661435 | - |
Descrição: dc.description | A presente monografia tem por objetivo explicitar formas alternativas de ensino de gramática, que tenham como objetivo principal a formação de alunos com capacidade crítica e reflexiva, verdadeiramente proficientes em seu idioma nativo, com enfoque na variação linguística e no combate ao preconceito linguístico. Para isso, foi feito um levantamento de práticas bem sucedidas relacionadas à variação linguística, em especial com o intuito de combate ao preconceito linguístico no estado de Santa Catarina, já realizadas em sala de aula que tentaram desmistificar preconceitos linguísticos. O levantamento bibliográfico partiu do que se le nos documentos oficiais a respeito de preconceito e de variação linguística, chegando a uma análise de como o ensino da Gramática tem ocorrido nas escolas e de que forma a variação linguística tem sido tratada. Dentro desses trabalhos elencados, buscou-se expor aqueles que tenham trazidos práticas bem sucedidas para um ensino livre de preconceitos e com o objetivo de estimular a capacidade reflexiva dos estudantes. O que foi possível observar é que faltam práticas no ambiente escolar com esse objetivo. Embora o respeito às variações linguísticas e o combate ao preconceito linguístico tenha se tornado bastante popular na contemporaneidade, ainda se faz muito presente o ensino da Gramática Normativa e, consequentemente, segregação dos alunos que dominam a norma de prestigio daqueles que não a dominam. Portanto, espera-se que este trabalho possa servir também como um alerta para a necessidade de práticas que valorizem as variações linguísticas trazidas pelos discentes e, cada vez mais, combatam atitudes que disseminem comportamentos de preconceito linguístico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Variação - Santa Catarina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Variation - Santa Catarina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prejudices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Grammar | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | Como trabalhar o ensino da gramática de forma contextualizada com vistas a combater o preconceito linguístico presente em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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