Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stinghen, Fábio Múcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Stadnik, Adriana Maria Wan | - |
Autor(es): dc.contributor | Stinghen, Fábio Múcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Paulo, Anderson Caetano | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Caio Gustavo Sucharski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:49:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:49:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24229 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661395 | - |
Descrição: dc.description | Sport is present in the lives of Brazilians since childhood, practice in the school environment is of great influence for habits in the rest of life. The most practiced sports in the schools are: Futsal, Handball, Volleyball and Basketball. This ends up limiting as the tests of the students in any motor aspect and in the discovery of other sports that please them. If school games have classic sports, what is the reason why schools don’t work for students? The present study was carried out with a justification of different sports proportions that collaborated with the students’ motor, cognitive and social development. The overall goal was an analysis of non-profit sports against school shifts. It had a descriptive qualitative approach; a population was composed of 46 students, being 22 boys (48%) and 24 girls (52%) of the sex to the year and the elementary school of private schools of Curitiba/PR. Along with three physical education teachers or school managers. Two different questionnaires were created, one for students and one for managers. It was concluded that the focus against the turn of the schools is participation and leisure, with no intention of competing. This mode, supported school in the turn the teachers are experts and the students who want more than the other events go it in other places. | - |
Descrição: dc.description | O esporte está presente na vida dos brasileiros desde a infância, a prática no ambiente escolar é de grande influência para os hábitos no resto da vida. Os esportes mais praticados geralmente nas escolas são: Futsal, Handebol, Voleibol e Basquetebol. O que acaba limitando as experiências dos alunos no aspecto motor e na descoberta de outros esportes que os agradem. Se os jogos escolares possuem esportes não tradicionais, qual o motivo para as escolas não ofertá-los para os alunos? O presente estudo foi realizado com a justificativa de propor práticas esportivas diferenciadas que colaborem com o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. O objetivo geral foi a análise da promoção de esportes não tradicionais no contra turno das escolas. Teve uma abordagem qualitativa descritiva, a população foi composta por 46 alunos, sendo 22 meninos (48%) e 24 meninas (52%) do sexto ao nono ano do ensino fundamental de três escolas particulares da cidade de Curitiba/PR. Participaram também do estudo, três professores coordenadores de Educação Física ou gestores das escolas. Foram aplicados dois questionários diferentes, um para os alunos e outro para os gestores. Concluiu-se que o enfoque do contra turno das escolas é participação e lazer, sem intenção de competir. Deste modo, oferecem esportes tradicionais no contra turno que os professores são especialistas e os alunos que desejam praticar outros esportes vão fazê-lo em outros locais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Educação Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas particulares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competições escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esportes - Aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esportes escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Private schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | School contest | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esportes - Aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | School sports | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | - |
Título: dc.title | O esporte no contra turno em escolas particulares | - |
Título: dc.title | Sport in counter shift in private schools | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: