Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Strogenski, Paulo Juarez Rueda | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano de | - |
Autor(es): dc.contributor | Strogenski, Paulo Juarez Rueda | - |
Autor(es): dc.contributor | Perdigão, Noemi Henriqueta Brandão de | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Adão de | - |
Autor(es): dc.creator | Molinari, Yuri Amaury Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:49:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:49:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8920 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661368 | - |
Descrição: dc.description | This thesis will analyse two songs of the oeuvre Cinq Poèmes de Baudelaire, that features poetical texts by Baudelaire posteriorly set to music by Debussy, through a semiotic point of view. In this way, bibliographical research concerning the presence of this oeuvre in semiotics studies, as well in other areas, will be done. Also, semiotic studies that work with verbal and musical texts will be contemplated in this research. This thesis will be based on Greimas’s (1979, 1993), Barros’s (2005) and Tatit’s (2007) semiotic concepts, as well as on literary concepts by Candido (1996), Friedrich (1978) and Benjamin (2009), as additional help in the determination of signification. The generative process in both musical and verbal parts of the oeuvre will be compared, aiming at finding a proximity of senses. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisará dois poemas da obra Cinq Poèmes de Baudelaire, que conta com textos poéticos de Baudelaire musicados posteriormente por Debussy, através de um viés semiótico. Assim, será realizada revisão bibliográfica sobre a presença dessa obra em estudos de semiótica e de outras áreas, assim como estudos de semiótica que aliem texto verbal e musical. O trabalho se pautará nos conceitos semióticos de Greimas (1979, 1993), Barros (2005) e Tatit (2007), bem como nos conceitos literários de Candido (1996), Friedrich (1978) e Benjamin (2009) como apoio na determinação de sentido. Comparar-se-á o percurso gerativo do sentido das partes musical e verbal da obra com vistas a comprovar a proximidade de significado entre ambas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Curso de Letras Português Inglês | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros musicados - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotics and literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musical books - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music and literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Letras | - |
Título: dc.title | Análise semiótica de poemas de Baudelaire musicados por Debussy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: