Relação entre o índice de desenvolvimento da educação básica e os valores do Programa Dinheiro Direto na Escola: uma análise nas escolas municipais de Piracicaba/SP

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Eduardo Bernardes de-
Autor(es): dc.contributorMeza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de-
Autor(es): dc.contributorCastro, Eduardo Bernardes de-
Autor(es): dc.contributorBasseto, Luci Ines-
Autor(es): dc.creatorRamos, Leticia Pedroso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24457-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661359-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como propósito de estudo o repasse financeiro pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PPDE) e a relação deste com o Índice da Educação Básica (Ideb). O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre os recursos recebidos via PDDE e as notas obtidas no Ideb pelas escolas públicas municipais de Piracicaba, SP para o recorte histórico dos anos de 2013, 2015 e 2017, no qual foram abordados os principais conceitos de: financiamento educacional, Ideb, PDDE e a relação entre indicadores educacionais e o financiamento educacional. O estudo analisou os dados de PDDE e de Ideb de 33 escolas municipais de Piracicaba/SP que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em conformidade com a disponibilidade dos dados no FNDE. Os resultados auferidos indicaram que as metas propostas em relação ao Ideb foram alcançadas pelas escolas do município de Piracicaba/SP, no qual as escolas com as menores notas apresentaram similaridades nas ausências de bibliotecas e de laboratórios de ciências. Não se observou uma relação direta entre os recursos financeiros provenientes do PDDE e as notas do Ideb, não indicando, portanto, uma influência dos recursos financeiros na qualidade da educação. Também não foram observadas relações entre os repasses financeiros do PDDE e notas do Ideb nas diferentes regiões de Piracicaba/SP. Indica-se que a qualidade da educação brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental possui influência de outros fatores ao invés do montante de recursos financeiros disponibilizados pelo PDDE.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão Pública Municipal-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Piracicaba (SP)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica - Indíces-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Dinheiro Direto na Escola-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Piracicaba (SP)-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education - Indexes-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA-
Título: dc.titleRelação entre o índice de desenvolvimento da educação básica e os valores do Programa Dinheiro Direto na Escola: uma análise nas escolas municipais de Piracicaba/SP-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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