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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Castro, Eduardo Bernardes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Eduardo Bernardes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Basseto, Luci Ines | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Leticia Pedroso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:49:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:49:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24457 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661359 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como propósito de estudo o repasse financeiro pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PPDE) e a relação deste com o Índice da Educação Básica (Ideb). O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre os recursos recebidos via PDDE e as notas obtidas no Ideb pelas escolas públicas municipais de Piracicaba, SP para o recorte histórico dos anos de 2013, 2015 e 2017, no qual foram abordados os principais conceitos de: financiamento educacional, Ideb, PDDE e a relação entre indicadores educacionais e o financiamento educacional. O estudo analisou os dados de PDDE e de Ideb de 33 escolas municipais de Piracicaba/SP que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em conformidade com a disponibilidade dos dados no FNDE. Os resultados auferidos indicaram que as metas propostas em relação ao Ideb foram alcançadas pelas escolas do município de Piracicaba/SP, no qual as escolas com as menores notas apresentaram similaridades nas ausências de bibliotecas e de laboratórios de ciências. Não se observou uma relação direta entre os recursos financeiros provenientes do PDDE e as notas do Ideb, não indicando, portanto, uma influência dos recursos financeiros na qualidade da educação. Também não foram observadas relações entre os repasses financeiros do PDDE e notas do Ideb nas diferentes regiões de Piracicaba/SP. Indica-se que a qualidade da educação brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental possui influência de outros fatores ao invés do montante de recursos financeiros disponibilizados pelo PDDE. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Piracicaba (SP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica - Indíces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Dinheiro Direto na Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Piracicaba (SP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education - Indexes | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Título: dc.title | Relação entre o índice de desenvolvimento da educação básica e os valores do Programa Dinheiro Direto na Escola: uma análise nas escolas municipais de Piracicaba/SP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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