Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Strauhs, Faimara do Rocio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4013-2724 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3857956905317907 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Decio Estevao do | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5902-6545 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5009182371990039 | - |
Autor(es): dc.contributor | Razzolini Filho, Edelvino | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6920-9502 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4196064047953730 | - |
Autor(es): dc.contributor | Strauhs, Faimara do Rocio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4013-2724 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3857956905317907 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tedeschi, Marcos Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8009402349738946 | - |
Autor(es): dc.creator | Trevisan, Edu Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:49:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:49:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24347 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661316 | - |
Descrição: dc.description | Knowledge Management advocates for the creation and reuse of active knowledge in environments that provide interaction between the actors involved, the enabling contexts or bas. Cognitive Ergonomics studies the relationship between human beings and interaction environments, from the view to making them healthy, favoring decisionmaking processes. The present dissertation sought to demonstrate the existence of a descriptive correlation between Knowledge Management and Cognitive Ergonomics treated in the academic literature, in medium and large companies in the Brazilian industrial segment that enable the creation and reuse of knowledge from the perspective of the SECI model, in these interaction places. From a bibliographic research with content analysis, supported by the using of the MaxQda tool, it was identified, then, that there are relationships and connections that would make ergonomic industrial environments effective, in the creation and reuse of knowledge from the perspective of the SECI model. The results, after interpretation of the content analysis and the thematic approach exposed in the conceptual alignment, however, made it possible to infer that the literature does not explicitly evidence the thematic correlation sought, but there is an explicit relationship between ergonomically healthy environments and the enabling context, necessary for the creation and reuse of knowledge, evidenced by the existence of terminological co-occurrence. The existence of this explicit connection between enabling contexts and healthy environments opens the prospect of a real approximation between Knowledge Management and Cognitive Ergonomics in industrial environments and their related territories. | - |
Descrição: dc.description | A Gestão do Conhecimento propugna pela criação e pelo reúso do ativo conhecimento em ambientes que propiciem a interação entre atores envolvidos, os contextos capacitantes ou bas. A Ergonomia Cognitiva estuda a relação do ser humano com os ambientes de interação, na perspectiva de torná-los hígidos, favorecendo processos de tomada de decisão. A presente dissertação buscou demonstrar a correlação descritiva entre Gestão do Conhecimento e Ergonomia Cognitiva tratadas na literatura acadêmica, em empresas de médio e grande porte do segmento industrial brasileiro que possibilitam a criação e o reúso do conhecimento a partir da ótica do modelo SECI, nestes ambientes de interação. A partir de uma pesquisa bibliográfica com análise de conteúdo, apoiada na utilização da ferramenta MaxQda, identificou-se, então, que existem relações e conexões que efetivam ambientes industriais ergonômicos, na criação e no do reúso do conhecimento a partir da ótica do modelo SECI. Os resultados, após interpretação da análise de conteúdo e a aproximação temática exposta no alinhamento conceitual, no entanto, possibilitaram inferir que a literatura não evidencia de forma explícita a correlação temática buscada, mas, existe a relação explícita entre ambientes ergonomicamente hígidos e o contexto capacitante, necessários para a criação e o reúso do conhecimento, evidenciada a partir da existência de coocorrência terminológica. A existência dessa conexão explícita entre contextos capacitantes e ambientes hígidos abre a perspectiva da aproximação real entre a Gestão do Conhecimento e a Ergonomia Cognitiva nos ambientes industriais e seus territórios correlatos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive ergonomics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decision making | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intellectual capital | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Gestão do conhecimento e ergonomia cognitiva: relações na criação e no reúso do conhecimento em contextos capacitantes | - |
Título: dc.title | Knowledge management and cognitive ergonomics: relationships in the creation and the reuse of knowledge in enabling contexts | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: