Logaritmo e a régua de cálculo: uma proposta de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAdames, Márcio Rostirolla-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7544873170099727-
Autor(es): dc.contributorAdames, Márcio Rostirolla-
Autor(es): dc.contributorDario, Ronie Peterson-
Autor(es): dc.contributorHoefel, Eduardo Outeiral Correa-
Autor(es): dc.creatorPedrosa, Rose Elizângela Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2994-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661313-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a brief historical account of the appearance of logarithms, highlighting the names of John Napier, who developed the first ideas on the subject, and Henrry Briggs, who perfected this idea. The work includes an overview of the existent dissertations in the PROFMAT about the subject, highlighting some relevant aspects frequent in these works. This work also brings an analysis of the content of logarithms in seven textbooks used by students of Basic Education. Finally, the dissertation contains a didactic sequence and the report of its implementation. The sequence is a teaching plan that uses the slide rule to develop the study of logarithms under the perspective of the History of Mathematics. This proposal is based on the booklet entitled “Logarithms and the Slide Rule: a teaching proposal”.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um breve relato histórico sobre o surgimento dos logaritmos, destacando os nomes de Jhon Napier, que desenvolveu as primeiras ideias sobre o assunto, e Henrry Briggs, que aperfeiçoou tais ideias. O trabalho inclui um panorama das dissertações defendidas no PRFOFMAT sobre o tema, destacando alguns aspectos relevantes frequentes nesses trabalhos. Esse trabalho também traz uma análise do conteúdo de logaritmos em sete livros didáticos utilizados por alunos da Educação Básica. Por fim, o trabalho contém uma sequência didática e o relato de sua aplicação. A sequência é uma proposta de ensino que utiliza a régua de cálculo logarítmica para desenvolver o estudo de logaritmos sob a perspectiva da História da Matemática. Essa proposta tem como base o livreto intitulado “Logaritmos e a Régua de Cálculo: uma proposta de ensino”.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLogarítmos-
Palavras-chave: dc.subjectRégua de cálculo-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - História-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectLogarithms-
Palavras-chave: dc.subjectSlide-rule-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - History-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleLogaritmo e a régua de cálculo: uma proposta de ensino-
Título: dc.titleLogarithms and the slide rule: a teaching proposal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.