Tarefas para uma educação financeira: um estudo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de-
Autor(es): dc.contributorVertuan, Rodolfo Eduardo-
Autor(es): dc.creatorHarmuch, Daniela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2403-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661300-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Tarefas para educação financeira: uma proposta a luz da educação matemática realística-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the elaboration, application and discussion of mathematical task sequence in order to raise reflections on Financial Education themes. The entire development of the research was based on the teaching and learning assumptions of Realistic Mathematics Education. It is a qualitative research of an interpretive nature. The sequence task application was carried out by the researcher, who was also the teacher, in a Philanthropic institution in Londrina-PR, where adolescents are in an unprotected social situation. The activity tried to arouse a rethinking of the teaching and learning practice and also discuss the objectives and competencies of Financial Education revealed by the students’ productions from its development and application. The work construction produced some indications that a classroom environment concerning the Realistic Mathematical Education provides the young some education, which, makes them become mathematically literate subjects, especially referring to financial situations.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta a elaboração, aplicação e discussão de uma Sequência de Tarefas matemáticas que provocam reflexões a respeito de temas da Educação Financeira. Todo o desenvolver da pesquisa ancorou-se nos pressupostos de ensino e aprendizagem da Educação Matemática Realística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo. A aplicação da Sequência de Tarefas foi realizada em uma instituição Filantrópica de Londrina-PR, na qual os adolescentes que a frequentam encontram-se em situação de desproteção social e a regente foi a pesquisadora. A partir de seu desenvolvimento e aplicação buscou-se provocar um repensar a prática de ensino e de aprendizagem e discutir objetivos e competências da Educação Financeira revelados nas produções dos estudantes. A construção do trabalho gerou indícios de que, um ambiente de sala de aula à luz de Educação Matemática Realística favorece uma educação aos jovens na direção de tornarem-se sujeitos matematicamente letrados, em especial referente a situações financeiras.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectFinanças pessoais - Problemas, questões, exercícios-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial literacy-
Palavras-chave: dc.subjectFinance, Personal - Examinations, questions, etc-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleTarefas para uma educação financeira: um estudo-
Título: dc.titleTasks for financial education: a study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.