Avaliação da aderência de projetos de inovação aos conceitos da indústria 4.0, na distribuição de combustíveis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRomano, Cezar Augusto-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5479-3921-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9050177850757366-
Autor(es): dc.contributorRomano, Cezar Augusto-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5479-3921-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9050177850757366-
Autor(es): dc.contributorLima, Edson Pinheiro de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-9331-1569-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7304491503357135-
Autor(es): dc.contributorMeza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1875-5140-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3634990002513047-
Autor(es): dc.creatorJardim, Kelly Andre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24497-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661282-
Descrição: dc.descriptionThe promotion of innovation is a fundamental condition for a good market positioning, as well as being aware of new concepts and technologies, such as 4.0 industry, which brings a new paradigm to the production process, as well as several impacts on the productive sectors. The fuel distribution segment has been increasing in competitiveness with the shrinking market. Companies in the segment have been looking for alternatives to increase productivity, encouraging the use of innovative solutions. Company in the fuel distribution segment implemented an innovation contest to identify good practices implemented within the company. The research was developed in order to identify the adherence of practices, contained in a company’s innovation contest, from the fuel distribution segment to 4.0 industry concepts. The survey and application of the method made use of the database of the innovation contest, of a national company, of the fuel distribution sector. The collected data were submitted to analysis in order to observe the convergences between the concepts of innovation and 4.0 industry in relation to the adopted practices. The results point to the adherence of some practices to the 4.0 industry concept, as well as discuss the interrelationship between the innovation and 4.0 industry concepts.-
Descrição: dc.descriptionA promoção da inovação é condição fundamental para um bom posicionamento no mercado, da mesma forma que estar atento aos novos conceitos e tecnologias, como a indústria 4.0, que traz um novo paradigma para o processo de produção, bem como diversos impactos nos setores produtivos. O segmento de distribuição de combustíveis tem apresentado aumento de competitividade com o encolhimento do mercado. As empresas do segmento têm buscado alternativas para aumentar a produtividade, incentivando a utilização de soluções inovadoras. Empresa do segmento de distribuição de combustíveis implantou concurso de inovação para identificação de boas práticas implementadas no âmbito da empresa. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de identificar a aderência das práticas, constantes no concurso de inovação de uma empresa do segmento de distribuição de combustíveis aos conceitos da indústria 4.0. O levantamento e aplicação do método fez uso do banco de dados do concurso de inovação de empresa de âmbito nacional, do setor de distribuição de combustíveis. Os dados coletados foram submetidos à análise, a fim de observar as convergências entre os conceitos de inovação e os de indústria 4.0 em relação às práticas adotadas. Os resultados apontam para a aderência de algumas práticas ao conceito de indústria 4.0, bem como discute sobre a inter-relação entre os conceitos de inovação e indústria 4.0.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria 4.0-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectProdutividade industrial-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de desenvolvimento industrial - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectCombustíveis - Indústrias-
Palavras-chave: dc.subjectIndustry 4.0-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological innovations - Management-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial productivity-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial development projects - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectFuel - Industries-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO DE INSTALACOES INDUSTRIAIS-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Civil-
Título: dc.titleAvaliação da aderência de projetos de inovação aos conceitos da indústria 4.0, na distribuição de combustíveis-
Título: dc.titleEvaluation of adherence of innovation projects to industry 4.0 concepts in fuel distribution-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.