Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Liu, Eunice | - |
Autor(es): dc.contributor | Liu, Eunice | - |
Autor(es): dc.contributor | Landal, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Anuschka Reichmann | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral, Kiara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:49:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:49:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19752 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661251 | - |
Descrição: dc.description | For many years women had been far away from spaces of intellectual devolopment, restricted to social and domestic spaces. The project devoloped to this article consists in narrates, to young readers, a new perspective from the history of Ada's Lovelace life, the first woman programmer. This article aims to describe all phases of an illustrated editorial project, focusing on visual narrative, creation and devolopment of illustrations, also design and graphic production. Including stages of reference research and children's literature research, character construction, technique and illustration materials. Still, diacussing about the relationship between text-image, graphic design, form, diagrams and how they fit to the children's audience. Finally, the graphic production containing printing processes, finishes, textures and papers. | - |
Descrição: dc.description | Durante muitos anos as mulheres estiveram longe dos espaços de fomentação intelectual, se restringiam aos espaços sociais e domésticos, sendo assim, o projeto desenvolvido para este artigo consiste em narrar, aos jovens leitores, uma nova perspectiva a partir da história de vida de Ada Lovelace, a primeira mulher programadora. Este artigo tem como intuito descrever as fases de um projeto editorial ilustrado, com foco na narrativa visual, criação e desenvolvimento de ilustrações, e ainda no projeto e produção gráfica. Com etapas de pesquisa referencial e de literatura infantil, construção de personagem, técnicas e materiais de ilustração. Ainda, discorrendo sobre a relação de texto-imagem, projeto gráfico, bem como, quais formatos e diagramação são adequadas para público infantil. Por fim, produção gráfica com processos de impressão, acabamentos, texturas e papéis. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Narrativas Visuais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) - Editoriais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres cientistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrative art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - Editing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women scientists | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Design editorial infantil: uma narrativa ilustrada sobre Ada Lovelace | - |
Título: dc.title | Children's editorial design: an illustrated narrative about Ada Lovelace | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: