A importância de diferentes metodologias didáticas no processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso na disciplina de Ecologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSereia, Diesse Aparecida de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorPereira, Luciana Boemer Cesar-
Autor(es): dc.contributorSereia, Diesse Aparecida de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Verenice Mioranza de-
Autor(es): dc.creatorAllein, Caroline Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:49:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:49:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11119-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661250-
Descrição: dc.descriptionEcology is a subject present in many different courses’ syllabi, including Biological Sciences. Aspects regarding the relation between the environment and organisms are addressed in Ecology. The employment of diverse teaching methodologies and seeking for new possibilities make Ecology teaching more attractive to university students, thus, a better understanding of the subject will promote the education of future critical and competent professionals. The teaching methodologies are the means used by the teachers that will allow the students comprehend the subject content. The choosing of such methodologies for each content will demand precaution and planning in order to achieve the classes objectives. The goals of this research are to apply and assess different teaching methodologies when it comes to teaching Ecology, and from the results gathered, elaborate a didactic booklet. The research uses pre and post questionnaires for methodological procedures, applied to 11 undergraduate students who take General Ecology and study Biological Sciences at Federal Technological University of Paraná - UTFPR - Dois Vizinhos campus. The digital platform “classroom” has been used in order to facilitate the application of different teaching methodologies. The results show that expositive-dialogued classes and oriented studies are the most employed teaching methodologies by the teachers, and are also considered more interesting and attractive by the students in relation to General Ecology syllabi. We have come to the conclusion that the educational platform “classroom” is a possibility to be used as a contributing tool in university classes and the application of different teaching methodologies adds to more interesting Ecology classes.-
Descrição: dc.descriptionA Ecologia é uma disciplina presente na grade curricular de diversos cursos, entre eles o curso de Ciências Biológicas. Aspectos referentes a relação entre o ambiente e os organismos são tratados na disciplina. Empregar variadas metodologias de ensino e buscar novas possibilidades tornam o ensino de Ecologia mais atrativo aos universitários, assim, um melhor aproveitamento da disciplina promoverá a formação de futuros profissionais críticos e competentes. As metodologias de ensino são os meios tomados pelo professor que permitem a compreensão do conteúdo pelos discentes. A escolha de tais metodologias para cada conteúdo exige cautela e planejamento com o intuito de não haver um desvio de objetivos na aula. Os objetivos deste trabalho concentraram-se em aplicar e avaliar diferentes metodologias no processo de ensino da disciplina de Ecologia com o auxílio da plataforma educacional Classrom e, a partir dos resultados obtidos, elaborou-se uma cartilha didática. A pesquisa utilizou como processos metodológicos pré e pós questionários aplicados com 11 alunos que cursaram a disciplina de Ecologia Geral do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ofertado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Dois Vizinhos. Diferentes metodologias de ensino foram aplicadas no decorrer da disciplina. A pesquisa foi um estudo de caso que apresenta dados de abordagem qualitativa e quantitativa e cunho interpretativo. Os resultados mostram que aulas expositivas dialogadas e estudos dirigidos são as metodologias de ensino mais utilizadas pelos docentes, e também as que despertam maior interesse dos alunos em relação aos conteúdos de Ecologia Geral. Conclui-se que a plataforma educacional Classroom é uma possibilidade a ser utilizada como ferramenta contribuinte nas aulas acadêmicas e que o emprego de diferentes metodologias de ensino contribui para aulas de Ecologia mais interessantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da vida-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia-
Palavras-chave: dc.subjectLife sciences-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectEcology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA importância de diferentes metodologias didáticas no processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso na disciplina de Ecologia-
Título: dc.titleThe importance of different didactic methodologies in the teaching-learning process: case study in the Ecology discipline-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.