Modelagem matemática na educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNegrelli, Leônia Gabardo-
Autor(es): dc.contributorNegrelli, Leônia Gabardo-
Autor(es): dc.contributorRolkouski, Emerson-
Autor(es): dc.contributorBanin, Edna Sakon-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Juliana Casellas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:48:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:48:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661168-
Descrição: dc.descriptionSearching for more appropriate ways to approach mathematics at different levels and modalities of teaching has been a permanent objective in the academic formation and performance of mathematics teachers. This work presents a study about Mathematical Modeling as a teaching strategy and possibilities for its use in Youth and Adult Education. After a bibliographic research and a reflexive analysis of the author’s experiences in the classroom during the mandatory supervised internship, three teaching activities oriented by mathematical modeling with emphasis on the educational and sociocritical perspectives of this methodological tendency are proposed. Through these proposals, it is possible to promote a mathematics teaching that is consistent with the demands of Youth and Adult Education, which are generally different from the needs of regular education students, besides, it favors the formation of a teacher able to build his own practice with elements of creativity and social commitment.-
Descrição: dc.descriptionBuscar formas mais adequadas de abordagem da matemática em diferentes níveis e modalidades de ensino tem sido um objetivo permanente na formação e atuação de professores de matemática. Neste trabalho de conclusão de curso apresenta-se um estudo acerca da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e possibilidades para sua utilização na Educação de Jovens e Adultos. Após uma pesquisa bibliográfica e uma análise reflexiva de vivências da autora ocorridas em salas de aula no decorrer da realização do estágio supervisionado obrigatório, são propostas três atividades de ensino orientadas pela modelagem matemática com ênfase nas perspectivas educativa e sociocrítica dessa tendência metodológica. Por meio de tais propostas é possível promover um ensino de matemática condizente com as demandas da EJA, que geralmente são diferentes das necessidades dos alunos do ensino regular, além de favorecer a formação de um professor capaz de construir sua prática com elementos de criatividade e compromisso social.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Ensino e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical modelling-
Palavras-chave: dc.subjectEducations - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleModelagem matemática na educação de jovens e adultos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.