O perfil dos professores de matemática do ensino básico, da Região Oeste do Paraná, frente ao uso de softwares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGasparin, Priscila Pigatto-
Autor(es): dc.contributorGasparin, Priscila Pigatto-
Autor(es): dc.contributorGasparin, Priscila Pigatto-
Autor(es): dc.contributorGasparin, Priscila Pigatto-
Autor(es): dc.creatorMallmann, Elenice Maria Scherer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:48:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:48:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20476-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661162-
Descrição: dc.descriptionThe use of technology in the classroom still presents a major challenge for many teachers. Several studies report the educational potential of technology for teaching and learning and what pedagogical actions can influence this process. Thus, this study aimed to verify the Math Teacher profile of western Parana region against the use of software. To identify this profile was prepared a questionnaire with eleven questions, which related to sex, age, working time with math discipline, it makes use of some technology, use of software in the classroom, how students behave when using software, and what are the main difficulties encountered by the teacher to use software in their classes. The survey was conducted with 123 primary school teachers of public schools in the western region of Paraná. After tabulating the data, we used Excel software and realized the construction of graphic to better represent the data. The results found through the questionnaire with regard to teaching time teaching mathematics discipline was 4-6 years, about 66% use some form of technology in the classroom. Regarding the use of software about 61% of teachers do not use. The main difficulties faced by teachers are related to the infrastructure of schools and the insecurity of software use.-
Descrição: dc.descriptionO uso de tecnologias em sala de aula ainda se apresenta como um grande desafio para muitos professores. Diversas pesquisas relatam os potenciais educativos das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem e quais as ações pedagogicas podem influenciar este processo. Desta forma, este artigo teve como objetivo verificar o perfil do professor de matemática da região oeste do Paraná frente ao uso de softwares. Para identificar este perfil foi elaborado um questionário com onze questões, sendo relacionadas ao sexo, faixa etária, tempo de trabalho com a disciplina de matemática, se faz uso de alguma tecnologia, uso de softwares durante as aulas, de que maneira os alunos se comportam quando utilizam softwares, e quais as principais dificuldades encontradas pelo professor ao utilizar softwares em sua aulas. A pesquisa foi realizada com 123 professores do ensino básico das escolas públicas da região oeste do Paraná. Após a tabulação dos dados, utilizou-se o software Excel e realizou-se a construção de gráficos para melhor representar os dados. Os resultados encontrados por meio do questionário com relação ao tempo de magistério lecionando a disciplina de matemática foi de 4 a 6 anos, cerca de 66% utilizam algum tipo de tecnologia em sala de aula. Com relação ao uso de software cerca de 61% dos professores não fazem uso. As principais dificuldades enfrentadas pelos professores estão relacionadas com a infra- estrutura das escolas e a insegurança do uso de softwares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEstudos Matemáticos-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Informação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricular-
Palavras-chave: dc.subjectInformation science - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher participation in curriculum planning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleO perfil dos professores de matemática do ensino básico, da Região Oeste do Paraná, frente ao uso de softwares-
Título: dc.titleProfile of mathematics of basic education teachers, the Region of Paraná West front of the use of software-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.