Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Eliege Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:48:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:48:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26838 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/661113 | - |
Descrição: dc.description | This research presents a brief contextualization about the historicity of the disability and the evolution of the inclusion of people with intellectual disabilities in society, especially in Regular Education, highlighting the role of the teacher in this context, a subject that has been mobilizing society and the school community in the face of this new school model. This requires reflection on living with these students in the same space and a change in the organization of all the school's pedagogical work. It is believed that the insertion of students with special needs in the school carried out within the school inclusion paradigm will constitute a fundamental experience that will define the success or failure of their future inclusion process in society. With this in mind, all individuals must have guaranteed their right to access and remain in a free and quality public school, which allows, within their possibilities, independence and criticality in face of the events that occur in their daily lives. The research has descriptive, explanatory and bibliographic qualitative characteristics, analyzing the information provided by several sources: magazines, articles, books, websites and other theoretical means related to the subject under study to achieve the proposed objective. Its main authors are: Aranha (1995), Sassaki (1997), Mendes (2006), Carvalho (2001), Piaget (1985), Vygotsky (1998), DSM¬IV (1995) Keywords: School Inclusion; School; Personal development; Teaching-lea. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa apresenta uma breve contextualização sobre a historicidade da deficiência e a evolução da inclusão de pessoas com deficiência intelectual na sociedade, sobretudo, no Ensino Regular, destacando o papel do docente neste contexto, assunto que vem mobilizando a sociedade e comunidade escolar frente a este novo modelo de escola. Isto requer uma reflexão sobre a convivência com esses alunos em um mesmo espaço e uma mudança na organização de todo o trabalho pedagógico da escola. Acredita-se que a inserção do aluno portador de necessidades especiais na escola realizada dentro do paradigma da inclusão escolar, constituirá uma experiência fundamental que definirá o sucesso ou fracasso de seu futuro processo de inclusão na sociedade. Pensando nisto, todos os indivíduos, devem ter garantido seu direito de acesso e permanência na escola pública gratuita e de qualidade, que possibilite, dentro de suas possibilidades, independência e criticidade frente aos fatos ocorridos no seu dia a dia. A pesquisa possui características qualitativa descritiva, explicativa e bibliográfica, analisando as informações fornecidas por diversas fontes: revistas, artigos, livros, sites e outros meios teóricos relacionados ao tema em estudo para alcançar o objetivo proposto. Tem como principais autores: Aranha (1995), Sassaki (1997), Mendes (2006), Carvalho (2001), Piaget (1985), Vygotsky (1998), DSM¬IV (1995). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children with disabilities - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A inclusão escolar da criança com deficiência intelectual na atualidade | - |
Título: dc.title | School inclusion of children with intellectual disabilities now | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: